Economia
Prefeitura apresenta sistema que agiliza abertura de empresas
Para Gilberto Meister, o objetivo é facilitar a vida do futuro empresário
Foi apresentado pela Secretaria Municipal de Economia de Maceió (Semec), no Seminário Brasil Mais Simples, o sistema de consulta prévia automatizada para futuros empreendedores do município. Construído em conjunto com os órgãos de licenciamento municipal, o objetivo é tornar mais ágil a consulta de autorização de local dos empreendimentos.
Com o sistema, a empresa pode obter resposta imediata acessando o site www.facilita.al.gov.br. O que antes levaria no mínimo 24 horas poderá ser resolvido em 1 minuto para 80% dos casos.
Para verificação é necessário ter o número de protocolo de abertura da empresa ou CNPJ, no caso de Micro Empreendedor Individual (MEI), e ir à área de consulta na página principal do site.
A análise pode não ser imediata em situações especiais para as quais o sistema não é capaz de averiguar o riscos na autorização. Como consultas nas áreas do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, atividades em áreas da saúde/educação, que necessitam de análise de arredores, além de postos de combustíveis e outras atividades de risco.
"Sabemos que dificuldades afastam as pessoas de empreender, por isso buscamos agilizar a vida desse futuro empresário”. Afirmou Gilberto Meister, coordenador de Atendimento da Semec.
Além do sistema ligado ao site do Facilita Alagoas, a Semec conta com um setor de autoatendimento online, pelo site www.online.maceio.al.gov.br, onde o contribuinte pode resolver diversas questões de tributos municipais pelo computador ou smartphone.