Economia
`Sem medo do coravírus´alagoanos vão a Europa promover destino AL
Sedetur promove agenda de eventos fora do país para agentes de turismo internacional partir desta quarta-feira
Às vésperas de embarcar para a Europa, com o objetivo de promover o destino Alagoas em eventos que reunirão profissionais e empresas do setor de turismo, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, admite que o Estado também será afetado pelo verdadeiro ‘pânico’ que se espalha em torno da doença mundo afora.
“Sem dúvida essa crise do coronavírus vai impactar o turismo do mundo todo. Já vem impactando e Alagoas não será exceção”, afirmou Rafael Brito a reportagem do Jornal de Alagoas. O secretário acredita, no entanto, que a situação tende a se normalizar em breve e por isso mesmo decidiu manter a agenda para participar de eventos na Europa, que já estavam previamente programados.
Bolsa de Turismo de Lisboa
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com a companhia aérea TAP, promove durante o mês de março uma série de eventos na Europa que reunirá 250 profissionais de turismo da região e representantes da hotelaria de Alagoas, consolidando o estado no mercado internacional. O projeto tem inicio nessa quarta-feira (4) em Lisboa, com o intuito de potencializar a participação do estado no turismo mundial. Alagoas também conta com estande próprio em uma das maiores feiras na área, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
Mesmo com o aumento de casos do coronavírus assustando a população e enfraquecendo o mercado de turismo, as expectativas são positivas, esse evento promete ser promissor e pode trazer muitos benefícios para a economia do estado.
“A minha opinião é que por enquanto é uma crise supervalorizada, há 90 milhões de pessoas contaminadas no mundo com baixo indicies de letalidade e índices de letalidade, inclusive muito parecido com outras gripes e aí nessas épocas de que todo mundo é dono de uma rede social e divulga noticias, termina criando um pânico na população maior do que realmente é. É lógico que é um problema de saúde publica, é lógico que há uma disseminação de um novo vírus, mas que esse novo vírus não apresenta tanto risco quanto o sentimento da população em geral e isso tem sim afetado o turismo, mas a gente tá confiante numa solução rápida, numa vacina e em um tratamento rápido como já existe de todas as outras gripes, esse é mais um vírus de gripe.” Comenta Rafael Brito, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Entre os dias 11 a 15 de março acontecerá a feira da Bolsa de Turismo de Lisboa, onde o estado também será destaque no estande da companhia portuguesa com direito a Happy Hour conduzido pelo chefe alagoano Jonatas Moreira, além de contar com um estande próprio no mesmo evento.
Para encerrar a participação Alagoana do outro lado do atlântico, serão geradas duas grandes ações com aproximadamente 450 agentes de viagem e operadores de Portugal. O evento passa pela cidade de Porto, contando com workshop sobre os atrativos e diferencias do destino, ministrados pela Sedetur.