Economia

COMO O RFID E CÓDIGOS DE IMAGEM IMPACTARÃO O MUNDO

À medida que a tecnologia do scanner continua a evoluir, haverá menos necessidade e demanda por códigos de barras 1D

28/04/2020 16h04
COMO O RFID E CÓDIGOS DE IMAGEM IMPACTARÃO O MUNDO
Reprodução

Imagine-se comprando uma lata de Coca-Cola na loja. O funcionário da loja o pega para escanear no caixa, mas não possui um código de barras capaz de escanear. Em vez disso, o funcionário move a lata na frente de um scanner com tecnologia de reconhecimento de imagem. O sistema reconhece a etiqueta vermelha e branca como uma lata de Coca-Cola tradicional e a liga para todos enquanto o scanner está verificando para garantir que o item seja realmente genuíno.

Esta não é uma cena do mais recente sucesso de bilheteria futurista de Hollywood, mas um ponto da tecnologia que se aproxima rapidamente. O reconhecimento de fotos está se tornando uma realidade em larga escala. Essa tecnologia tem uma aplicação potencial fantástica na substituição da maneira como tradicionalmente pensamos em códigos de barras, porque todo o objeto se torna digitalizável por si só.

À medida que a tecnologia do scanner continua a evoluir, haverá menos necessidade e demanda por códigos de barras 1D.

Os códigos de barras 1D podem conter apenas um máximo de 85 caracteres.

Por outro lado, os códigos de barras 2D podem armazenar mais de 7.000 caracteres, permitindo transmitir quase dois parágrafos de informações. Ao migrar para códigos de barras 2D, as empresas podem transmitir informações muito mais complexas, como datas de validade e números de série, tudo sem a necessidade de qualquer digitalização adicional.

"À medida que a demanda por processamento de mais informações sobre produtos continuar crescendo, os códigos de barras 2D serão a força dominante no que consideramos um código de barras tradicional", disse Lynne Lee, diretora de desenvolvimento do código de barras Wasp.

Um exemplo comum dessa tecnologia são os códigos QR. Esses códigos permitem que as empresas tenham interações complexas com os consumidores. Os códigos QR criaram possibilidades como o supermercado virtual que a TESCO construiu em uma estação de metrô coreana ou a extensa campanha de cupons que a Pizza Hut usou para ajudar a aumentar as vendas de dispositivos móveis. O Wasp oferece uma ferramenta geradora de código QR gratuita para que qualquer empresa possa criar um código QR para seus negócios.

No futuro imediato, você verá essas duas tecnologias sendo utilizadas em conjunto com melhores dispositivos de verificação, como "túneis de verificação automática", que podem verificar o código de um item, independentemente de como ele passa pelo dispositivo. Esses tipos de sistemas também podem processar itens a uma taxa muito mais rápida, mesmo processando itens de um transportador que se move a 67 pés por minuto.

A segunda fase que vemos no futuro dos códigos de barras está em "códigos de barras de imagem" que, como mencionado acima, poderão digitalizar um item (como a lata de Coca-Cola) com base em seu logotipo e aparência.

Com a introdução dos códigos de barras Digimarc, por exemplo, onde o UPC/EAN está imperceptivelmente incorporado em toda a superfície do pacote, você tem um pacote que parece não ter mais um código de barras e, no entanto, é capaz de transmitir todas as informações necessárias no ponto de compra a uma taxa significativamente mais rápida. A taxa de digitalização mais rápida é alcançada porque caixas e compradores que utilizam a verificação automática não precisam mais procurar o código de barras tradicional.

Esse tipo de tecnologia não apenas permite tempos de checkout mais rápidos, mas permite que os consumidores acessem informações adicionais sobre o produto, simplesmente digitalizando o pacote do produto com um aplicativo móvel ativado. Isso vai um passo além do software de reconhecimento de imagem, como o “Google Googles”, e pode dar à marca e aos varejistas um alto nível de controle sobre exatamente o que os consumidores experimentam quando se envolvem com seus produtos.

"A Digimarc está em uma posição única para mudar o cenário das experiências de compra dos consumidores", disse Tony Rodriguez, diretor de tecnologia da Digimarc. “O código de barras Digimarc pode fazer tudo o que um código de barras tradicional faz hoje, mas é melhor, e pode ser adicionado a muitas coisas que não podem ser codificadas hoje. Simplificando, somos o código de barras de tudo.”

Assim como o RFID e a NFC (Comunicação por Campo Aproximada), a terceira tendência de rápido crescimento que estamos vendo no futuro dos códigos de barras, é a incorporação de etiquetas de rádio, como etiquetas RFID ou cada vez mais NFC, sendo incorporadas em cada vez mais itens. Esses tipos de etiquetas permitem que objetos não conectados, como caixas ou roupas, se tornem parte ativa da “Internet das Coisas”, transmitindo sua localização no armazém ou acionando o smartphone para mostrar um vídeo do produto quando você passa por lá.