Economia
Erros e acertos na gestão de equipes em escritórios de advocacia
Fora que viver “apagando incêndios” costuma ser algo bem comum, quando o time de advogados não atua de forma integrada
A gestão de equipes passou a ser uma preocupação na gestão de escritórios de advocacia. Afinal, equipes que são pouco produtivas ou a alta rotatividade de advogados acarreta prejuízos e afeta a qualidade dos serviços jurídicos.
Para resolver esse tipo de questão, nada melhor do que aprender com os erros comuns de advogados e adotar medidas que evitam problemas na gestão.
Investir em treinamentos, ter um bom processo seletivo, valorizar o trabalho em equipe e contar com um programa para advogados que auxilie no engajamento do time são apenas algumas das medidas que podem evitar problemas sérios na gestão e a perda de talentos.
Não retenção de talentos
Os advogados são um dos ativos mais valiosos de todo escritório. Como é uma profissão onde a confiança e a segurança tem um enorme valor, antes de contratar o escritório o cliente contrata o advogado.
Não é à toa que, quando um escritório perde um profissional, é comum que os clientes acabem deixando também a banca.
Para evitar esse tipo de problema, que gera prejuízos significativos ao escritório, o segredo é trabalhar na retenção de talentos. Além de um processo seletivo criterioso e estratégico, é essencial trabalhar com benefícios, plano de carreira, além de claro, remuneração justa.
É fundamental que, independentemente do tamanho do escritório, o advogado gestor seja capaz de criar um projeto, da contratação à demissão, mapeando exatamente o que faz com que os advogados se mantenham no quadro.
Sobrecarga da equipe
A sobrecarga de um time de advogados é um problema relativamente comum. Cedo ou tarde, a maioria dos advogados gestores se depara com ela.
Os motivos que levam à sobrecarga da equipe são diversos e, em geral, prejudicam o desenvolvimento do escritório.
Ao perceber que está na hora de crescer, é essencial que o advogado gestor se certifique de que seu time é capaz de absorver novas demandas, sem comprometer a qualidade.
Uma das principais razões que acabam acarretando na sobrecarga de advogados é a falta de rotinas organizadas. Quando o escritório não possui um sistema de atividades e o back office não está automatizado, é muito comum haver excesso de trabalho e produtividade em queda.
Uma forma de corrigir esse tipo de falha na gestão de pessoas é adotando as ferramentas certas. Um programa para advogados é capaz de organizar todas as atividades da banca, facilitando a execução e o engajamento de tais atividades.
Ausência de treinamentos
Trabalhar em alta performance significa produzir mais, em menos tempo, sem que isso atrapalhe na qualidade. Porém, a produtividade costuma ser um fator variável para qualquer ser humano.
Logo, é essencial investir em treinamentos e desenvolvimento de pessoas dentro do escritório.
Além de técnicas de gerenciamento de tempo e organização da rotina, é fundamental contar com a presença de lideranças que garantam feedbacks e mantenham o time motivado.
Infelizmente, poucos escritórios estão atentos à necessidade de treinamentos para a equipe. Muitos se focam na expertise e nos conhecimentos do advogado.
No entanto, para trabalhar com eficiência e qualidade, desenvolver um time engajado, criativo e acima de tudo produtivo é indispensável.
Falta de estrutura para o trabalho em equipe
Outro aspecto que os escritórios pecam na gestão de pessoas diz respeito ao desenvolvimento de uma estrutura que favoreça o trabalho em equipe.
A advocacia é uma atividade com grande autonomia de atuação, porém, dentro da cultura do escritório o trabalho em equipe deve prevalecer.
Escritórios que não trabalham com um time engajado perdem em eficiência e qualidade. Fora que viver “apagando incêndios” costuma ser algo bem comum, quando o time de advogados não atua de forma integrada.
Uma boa maneira de evitar esse tipo de erro é preparar a estrutura do escritório para o trabalho em equipe. O software jurídico sistematiza todas as informações e dados de casos e clientes. Desta forma, fica mais simples delegar tarefas e garantir mais agilidade na prestação de serviços jurídicos.
No universo corporativo investir e aprimorar a gestão de pessoas é algo cada vez mais natural. Porém, na advocacia, a questão ainda é novidade. Porém, assim como em qualquer empresa, pessoas são um ativo valioso, conferem cara a uma marca e representam valores que são essenciais na contratação. Portanto, investir em um bom time e na gestão de pessoas é algo que pode trazer muitos resultados na advocacia e alavancar diversos escritórios.