Economia

Procon AL: compras pela internet geram aumentos de reclamações

Compras virtuais são uma ótima alternativa, mas é preciso cuidados

Por Cada Minuto 23/07/2020 10h10
Procon AL: compras pela internet geram aumentos de reclamações
Ilustração. Foto: reprodução/internet.

Devido ao isolamento social, as compras através da internet acabaram tendo um considerável aumento, com isso, acabou também aumentando o número de reclamações envolvendo as compras virtuais, no Procon em Alagoas.

Em entrevista a TV Gazeta, a gerente de análise de processos e decisão administrativa do Procon Alagoas, Gabriela Sampaio, explicou que as compras virtuais são uma excelente alternativa no momento em que estamos vivendo, entretanto é preciso ficar atento alguns cuidados.

“Antes de tudo, é preciso certificar se o fornecedor é confiável. Há vários sites que avaliam as empresas e até produtos que são vendidos pela internet”, informou.

Ainda segundo Gabriela, caso a compra venha ser efetuada, também é preciso se certificar que o fornecedor tenha nota fiscal. “Sempre deve ser verificado se possui nota fiscal, pois esse documento é a única forma de você comprovar que há uma ligação com aquela determinada empresa”.

Questionada sobre quais são as principais reclamações que tem chego ao órgão, a representante explicou que em sua maioria são ligadas a demora na entrega do produto e outros descumprimentos semelhantes a este.

“O descumprimento no prazo de entrega é o carro chefe. Se há um acordo entre o cliente e empresa do dia da entrega, e a empresa não cumpre isso, ela deve por obrigação, dispor de outras alternativas para suprir essa demanda do cliente, e o mais importante,  a empresa sempre deve ter um canal de acesso fácil, para que esse cliente insatisfeito, possa relatar o fato e dialogar”.

Por fim, a representante do Procon pontuou que primeiro o cliente deve tentar resolver o problema junto a empresa e caso não consiga, pode acionar o Procon.

"Estamos à disposição para atender os consumidores através das redes sociais e também do nosso WhatsApp que é o 82 9 8876-8297”, finalizou

Lembrando que os canais de comunicação do Procon/AL servem para denunciar, reclamar, sugerir, tirar dúvidas. O contato pode ser feito por meio do 151, mensagens no WhatsApp 9 8876-8297 e no site procon.al.gov.br.