Economia
Banco Mundial suspende publicação de relatório após achar irregularidades na coleta de informações
Segundo a entidade, houve mudanças indevidas nos dados de 2017 e 2020
O Banco Mundial suspendeu na quinta-feira a publicação do seu relatório “Doing Business”, um ranking que avaliava anualmente o ambiente de negócios em 190 países. A instriutição está investigando irregularidades na coleta de dados feita para o estudo.
Em um comunicado, o banco reconheceu que várias irregularidades foram relatadas sobre mudanças nos dados dos relatórios de 2017’ e 2020, publicados em outubro de 2017 e 2019, respectivamente.
As modificações encontradas nas informações eram inconsistentes com os métodos do ‘Doing Business’”, disse o Banco Mundial em nota.
No comunicado, a entidade informou que está fazendo uma “revisão sistemática” de todas as informações publicadas nos últimos cinco relatórios.
Uma auditoria interna também será realizada para verificar todo o processo de coleta de dados.
“Atuaremos com base nas constatações e corrigiremos retrospectivamente os dados dos países mais afetados pelas irregularidades”, disse o Banco Mundial.
No último relatório, o Brasil melhorou sua nota no ranking, mas caiu para a 124º posição, oito lugares abaixo do 116º posto obtido na publicação anterior.