Economia
Cresce o número de endividados no mês de agosto em relação ao ano passado
Apesar de haver menos endividados de julho para agosto desse ano, números aumentam quando comparados a 2019
De acordo com os dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), no último mês houve um aumento de indivíduos maceioenses com dívidas a serem quitadas, quando comparado com o mesmo período no ano passado. Em números exatos, eram 191.406 com pendências em agosto de 2019. Já esse ano, o número era de 213.145 pessoas, revelando um aumento de 11,6%.
Entretanto, quando se analisa os números da transição de julho para agosto, a taxa de endividamento recuou em 2,6%, o que corresponde a 5.776 consumidores que quitaram suas dívidas. Os números de julho correspondem à segunda e mais relevante redução desde o início do período de pandemia, tendo a primeira ocorrido maio.
Entre os atuais endividados, 21,6% (o que corresponde a 50.084 maceioenses) afirmaram que não terão condições de pagar suas dívidas, do quais 59,6% afirmam que não tem condições de pagar a dívida inteira, e 16,4% podem vir a pagar parcialmente. Quanto às razões do endividamento, a grande maioria (95,1%) foi feita por conta de cartões de crédito.