Economia
1º dia de cadastro do PIX aplicativos de bancos ficam instáveis
Bancos dizem que situação está sendo resolvida
Os aplicativos de alguns dos principais bancos brasileiros apresentam instabilidade nesta segunda-feira (05/10), primeiro dia de registro das chaves do PIX. O Banco Central (BC) não confirmou se o problema está relacionado à grande procura pelos cadastros do PIX, mas disse que a situação está sendo normalizada.
A dificuldade de acesso aos aplicativos bancários começou ainda pela manhã e se acentuou no início desta tarde, depois que o Banco Central informou que mais de um milhão de pessoas já acessaram os canais digitais dos seus bancos para cadastrar a chave de identificação do PIX, o sistema de pagamentos instantâneos que começa a operar em 16 de novembro.
São tantas queixas que o Itaú, o Bradesco e o Santander aparecem entre os assuntos mais comentados do Twitter Brasil nesta tarde. As instituições também estão liderando as reclamações no Downdetector, site que monitora o funcionamento dos principais serviços digitais no país.
Nas redes, os usuários reclamam que não conseguem nem acessar o aplicativo do banco. Na maior parte dos casos, os usuários recebem a mensagem de que estão sem conexão com a internet, apesar de estarem conectados à rede.
A maior parte das queixas é direcionada ao Itaú. Procurado, o banco enviou o seguinte comunicado: "O Itaú Unibanco esclarece que o acesso ao app para clientes pessoa física já está sendo reestabelecido. O banco pede desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente e segue atuando para eliminar qualquer instabilidade que ainda possa ocorrer. Vale lembrar que o acesso ao Itaú via internet banking, agências, caixas eletrônicos e centrais de atendimento está funcionando normalmente".
A mensagem também está sendo enviada nas redes sociais para os consumidores que se queixaram da instabilidade do sistema do banco. O Santander e o Bradesco também estão respondendo algumas das críticas nas redes sociais.
"Estamos com uma intermitência nos apps Santander e Way, por isso podem ocorrer alguns erros, mas nosso time de tecnologia já está atuando na resolução, oriento que acesse novamente mais tarde", disse o Santander a alguns clientes no Twitter.
"A área responsável já está ciente do ocorrido e cuidando para que o acesso seja restabelecido o mais rápido possível. Por enquanto, oriento que faça suas transações por outros canais de atendimento como o internet banking, por exemplo", escreveu o Bradesco a seus consumidores.
O Banco Central não esclareceu se a instabilidade está relacionada à alta demanda pelo PIX. Porém, disse que a situação estava sendo normalizada e destacou que não é preciso correr para se cadastrar no sistema de pagamentos instantâneos. "Não há data limite para realização do cadastramento das chaves. O processo começou hoje e segue por tempo indeterminado", informou o BC, por meio da assessoria de imprensa.