Economia

Sebrae e Ufal estudam impactos da Covid-19 em empreendedorismo criativo

Parceria da Universidade com o Sebrae possibilita a criação de estratégias para negócios afetados pela pandemia

Por Ascom Sebrae 20/10/2020 10h10
Sebrae e Ufal estudam impactos da Covid-19 em empreendedorismo criativo
Foto: Sebrae/AL

 O Sebrae em Alagoas e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgaram o “Estudo de Impactos da Covid-19 para Empreendimentos da Economia Criativa de Alagoas”. A pesquisa foi realizada durante os meses de maio e junho deste ano e contou com a colaboração de 99 empreendedores, que forneceram dados para as instituições envolvidas por meio de questionário. 

Com a realização do estudo, o Sebrae e a Ufal poderão fornecer conhecimento que deve contribuir com a criação de políticas públicas e de estratégias de reinvenção para os negócios afetados.

Os empreendedores que participaram da pesquisa atuam nos municípios alagoanos de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Paripueira, Palmeira dos Índios, Chã Preta, Teotônio Vilela, Lagoa da Canoa, Água Branca, Boca da Mata, Maribondo e Satuba. De acordo com dados do estudo, entre as áreas de atuação dos empresários respondentes, as que mais se destacam são o audiovisual (18%), as expressões culturais populares (13%) e a música (12%).

Ainda conforme a pesquisa, mais de 80% das MPEs participantes afirmaram que tiveram as suas atividades impedidas durante a pandemia. Além disso, 92,9% dos entrevistados responderam que as suas empresas registraram queda no faturamento em virtude da crise sanitária. Segundo o estudo, as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários durante a pandemia foram: isolamento social (26%),  redução do número de clientes (22%), proibição de eventos (19%), financeiras (11%), compra de matéria-prima e insumos (8%), interrupção de produtos audiovisuais (8%), ameaça sanitária das atividades (3%), psicológico abalado (2%) e falta de apoio do governo (1%).

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Débora Lima, explica que, por meio do estudo, as instituições puderam analisar de que forma os empresários foram impactados e como reagiram aos efeitos da pandemia.

“O objetivo da pesquisa é identificar quais são os principais impactos que ocorreram com os empreendimentos do setor durante a pandemia. A gente fez diversas perguntas, como quais tipos de negócio foram impedidos e quais foram os impactos econômicos que foram sentidos pelos empresários durante a pandemia”, informa a analista do Sebrae.

“Além disso, a gente tentou ressaltar alguns aspectos relativos à gestão das finanças, qual era a principal fonte de renda deles, se eles estavam procurando algum tipo de associação e que tipo de iniciativa eles estavam fazendo durante esse período para diminuir os impactos. Como é um setor que tinha muita necessidade de eventos e de aglomerações, os empresários sentiram bastante. Essa foi uma forma de a gente mensurar essas informações localmente e entender como estavam esses cenários para, a partir disso, conseguir pensar em estratégias mais direcionadas”, acrescenta.

Para o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, além de mostrar como a pandemia tem afetado os negócios do segmento, o estudo também aponta para a necessidade de novas pesquisas na área da Economia Criativa em Alagoas.

“Este estudo indica de que modo o setor foi afetado no estado de Alagoas, apontando não apenas para a necessidade de ações de apoio, mas para o aprofundamento do conhecimento desse importante segmento econômico. Estudos recentes demonstram que, quanto mais dados são revelados sobre o setor, melhor poderemos ajustar os instrumentos de apoio e tirar da invisibilidade essas atividades”, defende o diretor técnico.

O estudo completo pode ser acessado por meio deste endereço eletrônico

Atendimento remoto e presencial

Os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.