Economia
Turistech 2020 reúne mais de 100 participantes em programação online
Seminário aconteceu em formato digital com a presença de 25 agências de turismo
Na última terça (20) e quarta-feira (21) aconteceu uma nova edição do Seminário Turistech, evento realizado pelo Sebrae Alagoas que é destinado a empresários, estudantes e profissionais que atuam no setor do turismo. Neste ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o seminário aconteceu em formato digital, reunindo mais de 100 pessoas na programação de palestras, que aconteceu no primeiro dia do evento, e 25 agências de turismo de nove estados brasileiros na rodada de negócios, que aconteceu no segundo dia.
Para o gerente-adjunto da Agência Integrada de Atendimento do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vítor Pereira, o evento teve de passar por um processo de reformulação, mas os resultados superaram as expectativas da organização. “A gente precisou se reinventar porque na edição anterior a gente havia feito um evento presencial, em Delmiro Gouveia e em Penedo, mas a reinvenção não atrapalhou a qualidade do evento. Pelo contrário. Acabou que oportunizou para que empresários de outras regiões participassem desta edição do evento, no formato remoto”, avalia.
Ainda de acordo com Vítor Pereira, apesar da distância física entre os participantes durante a programação de palestras, a edição deste ano do Turistech foi bem interativa. “O nível das palestras foi muito bom, a reciprocidade do público, a interação foi muito boa ao final das palestras, dos debates, assim como os comentários durante o evento no chat. Enfim, o nível foi muito bom e correspondeu às expectativas”, ressalta.
O gerente-adjunto da unidade do Sebrae em Delmiro Gouveia também faz uma boa avaliação do Encontro de Negócios, que é a porta de entrada para a consolidação de novas parcerias comerciais e promoção do turismo no destino Caminhos do São Francisco.
“O Encontro de Negócios superou imensamente as expectativas. A gente apresentou o destino Caminhos de São Francisco, que integra a região dos Cânions à Foz do São Francisco. Tivemos 25 agências de nove estados participantes. E foi incrível. A energia das empresas de fora e a percepção de que nosso destino é diferenciado, de que ele promove experiências únicas, já começou a gerar negócios durante o encontro e com certeza vai trazer muitos frutos para o destino’, descreve.
A gerente-adjunta da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae no município de Penedo, Cintia Silver, informa que, durante a programação de palestras, o Turistech abordou os temas “Experiência do turista” e “Marketing para destinos turísticos”, focando o atual contexto do segmento e os desafios ocasionados pela pandemia do novo coronavírus.
“O evento foi sensacional. No dia 20, tivemos o seminário, com duas palestras atuais, uma falando sobre a experiência do turista e a outra falando sobre marketing para os destinos turísticos, duas temáticas importantíssimas para o empresário, nesse processo de retomada. O objetivo com a palestra foi alcançado, recebemos muitos elogios dos participantes e agradecimento, por termos levado conteúdo de relevância”, afirma.
Conforme Cintia Silver, durante a rodada de negócios, a apresentação do destino Caminhos do São Francisco foi um dos destaques. “Nossos clientes (agências de viagens) apresentaram o destino de maneira bem interativa, comercializando todo o destino Caminhos do São Francisco e não apenas uma região. Isso nos deixou muito felizes porque mostra a integração entre eles, a vontade de fazer prosperar o turismo. Os depoimentos no fim do evento nos provaram a satisfação das agências que participaram, satisfeitas com o que conheceram e com as prospecções de negócios futuros”, conta.
O empresário Júnior Lisboa, da empresa Opará-tur Turismo e Receptivo, foi um dos participantes da edição deste ano do Turistech. Ele relata que a experiência foi produtiva e agregadora. “Foi muito boa a experiência, fantástica. É um evento que contribuiu muito e vai contribuir sempre para os nossos negócios, desde as palestras que a gente assistiu até o encontro de negócios, que foi muito bom porque aconteceu uma interação muito boa entre as empresas ofertantes e os compradores. Enfim, foi bastante produtivo”, disse.
“O evento vai contribuir bastante para o crescimento dos nossos negócios através desse estreitamento entre as empresas daqui do Caminhos do São Francisco com os potenciais compradores, que são as operadoras e agências que a gente teve contato. Então, foi um evento de alto nível, tanto dos palestrantes quanto da apresentação do Caminhos do São Francisco, um roteiro muito bom que o Sebrae construiu junto conosco. Esperamos fazer bons negócios”, complementa o empresário.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.