Economia

70ª edição da Expoagro se adapta ao novo normal em formato híbrido

Por Redação com Blog Edivaldo Júnior 03/11/2020 18h06
70ª edição da Expoagro se adapta ao novo normal em formato híbrido
Foto: Assessoria

Do dia 23 de outubro ao dia 1º de novembro, Alagoas sediou o primeiro grande evento agropecuário do país desde o início da pandemia do novo coronavírus. A edição de 2020 da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) marcou 70 anos do evento, e apesar o público reduzido pelo cumprimento das regras de segurança, o faturamento superou todas as edições anteriores atingindo a marca de R$ 15 milhões.

O evento contou com cerca de 20 mil visitantes, além dos prestadores de serviço. Apesar da área de 81 mil metros quadrados do Parque da Pecuária suportar o dobro desse número, atrações como show e leilões presenciais, que atraem um número maior de participantes, foram retiradas ou reorganizadas visando as recomendações frente à pandemia. O novo formato, mesclando presencial e virtual, era constantemente chamado pelo presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, como “formato híbrido”.

Essa nova forma de realizar as atividades expandiu bastante o púbico da Expoagro, como disse o jornalista Edivaldo Júnior. “O uso das redes sociais e das ‘lives’ permitiu levar a Expoagro muito mais longe do que a área onde é realizada, no bairro do Prado, em Maceió. Os julgamentos de animais, as palestras e principalmente os leilões foram acompanhados por pessoas de todo o Brasil e de outros países”.

A Expoagro foi organizado pela ACA junto da Federação da Agricultura (Faeal) e Organização Arnon de Mello, além do Sebrae Alagoas, Federação das Indústrias (Fiea), Governo do Estado, Governo Federal, prefeitura de Maceió, Banco do Nordeste e da agência de comunicação BCCOM.

Os frequentadores de edições anteriores do evento já estavam adaptados a diversas regras de higiene e segurança em relação aos animais, como desinfecção, emissão de guia de trânsito (GTA) e controle do bem-estar dos bichos. Dessa vez, presenciaram cuidado redobrado também para os visitantes, com uso obrigatório de máscaras, incentivo ao uso de álcool em gel, distanciamento social controlado, aferição de temperatura.

“A Expoagro 2020 já era, só pela marca de 70 anos, histórica. Mas foi além. Os criadores alagoanos se reinventaram, inovaram e deram um bom exemplo para o Brasil. Que venham outras”, disse Edivaldo Júnior.