Economia
Empresa do setor de saúde se destaca com serviços médicos no interior
Trajetória da Síntese teve início no ano de 2005, quando o empreendimento ainda ocupava uma sala pequena em um prédio localizado no centro histórico do município de Penedo
A trajetória da empresa Síntese teve início no ano de 2005, quando o empreendimento ainda ocupava uma sala pequena em um prédio localizado no centro histórico do município de Penedo. Com o passar dos anos, a clínica foi sendo ampliada para atender a grande demanda de clientes interessados em ter acesso a alguns serviços de diagnóstico, como eletrocardiograma, ecocardiograma e mamografia, sem precisar se deslocar para outras cidades da região ou até mesmo para a capital.
Lucas Vasconcelos, administrador e um dos proprietários da clínica, explica que, em virtude da grande demanda de clientes que foi sendo gerada ao longo dos anos, a empresa precisou investir em um espaço maior.
“A gente teve início numa estrutura bem simples e dividia a sala com um colega ginecologista, mas devido ao número crescente de clientes começou uma procura grande de exames e resolvemos pegar uma estrutura maior, uma casa mais estruturada. A gente começou a crescer e houve a necessidade de a gente se estruturar como empresa mesmo”, comenta.
“A gente saiu de uma casa de 80m² e foi para uma estrutura de 700m², e aí a gente se estruturou como clínica mesmo, com consultório, salas de exames e tudo mais. E o nosso quadro de funcionários, que tinha cinco pessoas, passou a ter 16 pessoas. Então, aumentou tudo: estrutura física, quadro de funcionários e eu fui buscar o apoio do Sebrae para essa estruturação”, acrescenta o administrador.
Com o crescimento da demanda de clientes e da estrutura da empresa, a Síntese passou a ser atendida pelo Sebrae Alagoas, participando de consultorias e treinamentos.
“O primeiro trabalho que eu fiz com o Sebrae para a clínica foi o JEC. Passamos mais ou menos uns seis meses de treinamento e a gente trabalhou a parte de missão, visão e valores. A gente estruturou a parte de Departamento Pessoal também. Depois, a gente fez alguns trabalhos específicos, como treinamento com funcionários sobre relacionamento interpessoal e de atendimento ao cliente. E como o nosso foco são serviços, uma das coisas que a gente preza muito é o atendimento humanizado”, detalha.
Desafios
O empresário conta que, antes de começar a receber o apoio do Sebrae Alagoas, a empresa estava enfrentando dificuldade para encontrar um espaço maior para ampliar a estrutura.
“A gente teve dificuldade em encontrar espaço pra gente se alocar. Como Penedo é uma cidade histórica e muitas casas são tombadas, a gente não podia fazer muita intervenção. Então, a gente teve muita dificuldade em relação ao local pra gente mudar. Além disso, como a gente era de fora, nós tivemos essa resistência, mas a gente foi trabalhando, mostrando que a gente vinha trazendo qualidade de exame, no diagnóstico, e a gente foi criando a nossa identidade com referência na qualidade e fomos crescendo no mercado”, relembra.
Diferenciais
Além de passar a oferecer serviços de diagnóstico por imagem com excelência em qualidade, a clínica percebeu que o atendimento humanizado também seria um diferencial para fidelizar clientes.
“O nosso diferencial está na questão do atendimento. Hoje, a Síntese Penedo se destaca tanto na questão de atendimento como na questão de serviços. Nós somos a única empresa aqui que atua com serviço de imagem. Começamos com esse pioneirismo na cidade e eu acho que o que predomina é o diferencial do atendimento que a gente tem em relação ao mercado”, defende.
O desafio da pandemia
De acordo com Lucas Vasconcelos, a pandemia do novo coronavírus foi um dos momentos mais desafiadores da trajetória dele no mundo dos negócios.
“Aqui em Penedo foi muito desafiador porque no nosso município houve barreira sanitária e a entrada de pessoas na cidade foi limitada. A gente teve que reduzir agenda, passamos um período com a agenda muito reduzida. No início da pandemia, muitos médicos deixaram de atender e a gente sentiu, mas como a gente reduziu o atendimento, isso fez com que a gente também reduzisse a jornada de trabalho e isso deu um alívio pra gente com relação a despesas físicas”, relata.
Conforme o empresário, além de ter o fluxo de clientes reduzido durante esse período, a empresa também passou a gastar mais com despesas fixas. “A gente tem um custo fixo muito alto e a pandemia fez esse custo aumentar mais ainda porque, hoje, você gasta muito com material de higienização e é tudo muito mais caro. Então, você tem menos receita e mais despesa para poder manter o serviço”, afirma.
“Ser empresário hoje no Brasil é um desafio, mas não deixa de ser legal”
Para Vasconcelos, o sucesso da empresa é fruto de um trabalho realizado em equipe. “A gente não cresce só e eu acho que o crescimento da minha empresa vem através da equipe que eu tenho. A Síntese não é estrutura, a Síntese é gente. Hoje a gente está de pé por causa da equipe que a gente fez, que está do nosso lado e o nosso primeiro parceiro é o funcionário, que está fazendo o melhor para que a empresa continue. Se eu tenho uma equipe motivada, que gosta do que faz, ela estará fazendo sempre o melhor e vai passar isso para o cliente”, defende.
O empresário garante que, apesar das dificuldades, a carreira de empresário tem sido satisfatória. “Ser empresário hoje no Brasil é um desafio, mas não deixa de ser legal porque quando você idealiza, sonha, é importante que esse sonho seja realizado, porém, eu acho que o sonho tem que ser palpável, o empresário tem que ver se é real aquilo ali e seguir em frente, buscando apoio, parceria, isso é fundamental”.