Economia

Black Friday tem 45% mais reclamações que edição passada

Site Reclama Aqui tem registrado 115 contestações por hora e ao total 4850

Por Karla Mamona com Exame 27/11/2020 10h10
Black Friday tem 45% mais reclamações que edição passada
Foto: Rizemberg Felipe

A data oficial da Black Friday é nesta sexta-feira, 27. Mas o site Reclame Aqui vem monitorando as reclamações dos consumidores desde a última quarta-feira, dia 25. Até às 6h de hoje, 4.850 foram registradas. O volume é 45% maior do que o registrado no mesmo período da edição anterior. 

Segundo o Reclame Aqui, o site tem registrado uma média de mais de 115 reclamações por hora apenas sobre Black Friday este ano.

O site também divulgou o ranking das empresas mais reclamadas entre os dias 25 de novembro e 27 (até às 6h). Veja abaixo: 

Loja Número de reclamações
Americanas Marketplace 249
KaBuM 164
Magazine Luiza - Loja Online 138
Casas Bahia - Loja Online 127
Submarino Marketplace 117
Ame Digital  112
Lojas Renner  103
Americanas Loja Online 100
Riachuelo - Loja Online 97
Mercado Livre 68

Entre os motivos das reclamações estão propaganda enganosa (28,17%), produto não recebido (9,89%), problemas na finalização da compra (8,54%), divergência de valores (7,25%) e produtos indisponível (4,97%).

Já entre os produtos mais reclamados estão componentes, peças e acessórios (4,43%), celular (4,43%), tênis (4,37%), televisão (4,08%%) e cartão de crédito (3,75%).

O monitoramento feito pelo Reclame Aqui durante as primeiras horas de Black Friday mostra que os consumidores estão se programando para comprar na data. A promoção está sendo menos uma oportunidade de comprar o produto dos sonhos e mais uma data para a qual as pessoas se programam para comprar produtos que precisam. Ou seja, uma data menos de uma compra por impulso e mais uma data de uma compra que foi deslocada no ano deixada para esta época do ano, o que mostra um realinhamento de expectativas em relação às compras e aos descontos.

Este ano, o site Reclame AQUI lançou uma ferramenta que ajuda o consumidor a comparar preços, fretes e reputação e, claro, a buscar ofertas reais oferecidas pelas lojas online, denominado de Confie Aqui. 

Por fim, o Confie Aqui aponta que a plataforma tem apresentado são promoções médias de até 20% de desconto, que são reais, mas não se tratam de “grandes loucuras”, apesar de existirem as pechinchas e as oportunidade boas de compra oferecidas pelas marcas.