Economia

Vendas no varejo registram crescimento em Alagoas

Segundo o IBGE, em relação a outubro de 2019, o comércio cresceu 7% segundo IBGE

Por Redação com Cada Minuto 10/12/2020 13h01
Vendas no varejo registram crescimento em Alagoas
Centro de Maceió | Foto: TNH1

De acordo com as informações da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (10), pelo IBGE, as vendas do comércio varejista cresceram 1,4% em Alagoas no mês de outubro, na comparação com o mês anterior. Essa é a quinta taxa positiva desde maio, cuja sequência de alta foi interrompida após a queda no volume de vendas em setembro (-0,7%)

Segundo o IBGE, em relação a outubro de 2019, o comércio cresceu 7%, o terceiro resultado positivo desde fevereiro. No acumulado do ano, o setor registrou queda de 4,1%, enquanto nos últimos 12 meses acumula redução de 3,6%.

Vendas no comércio varejista ampliado crescem 1,3% em Alagoas

Os dados revelam que em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou um crescimento de 1,3% no mês de outubro. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 5,8%.

No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado sofreu redução (-2,5%) e, nos últimos 12 meses, a queda observada é menor (-1,6%).

Vendas do varejo crescem em 22 das 27 unidades da federação

Na comparação com setembro, o volume de vendas do varejo foi positivo em 22 das 27 unidades da federação, com destaque para Bahia (3,5%), Piauí (3,1%) e Mato Grosso do Sul (2,9%). Pressionando negativamente, figuram cinco das 27 unidades da federação, com destaque para: Tocantins (-5,4%), Roraima (-2,2%) e Pará (-0,7).

No comércio varejista ampliado, também houve predomínio de resultados positivos, com altas em 18 das 27 Unidades da Federação. Os destaques foram Paraíba (3,6%), Rio de Janeiro (2,9%) e São Paulo (2,8%). Por outro lado, pressionando negativamente, destaca-se o Espírito Santo (-2,4%).