Economia
Compras de fim de ano movimenta R$ 44,9 milhões em Maceió
Valor das compras por pessoa aumentou em R$ 87,37 comparado ao ano passado
De acordo com a mais recente Pesquisa de Intenção de Consumo para o Natal, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), 62,6% dos maceioenses realizarão compras no período de fim de ano, movimentando R$ 44,9 milhões e com um ticket médio de R$ 360,57.
Segundo a assessoria de comunicação da Fecomércio, o número de consumidores que vão comprar presentes caiu 4% quando comparado a a 2019, mas o valor das compras aumentou em R$ 87,37. Para Felippe Rocha, assessor econômico da Federação, os números são um reflexo da inflação e das altas nos preços. Dessa forma, os compradores preferem trocar presentes apenas com parentes e amigos mais próximos, somando R$ 9 milhões no volume que irá circular na capital (foram R$ 35 milhões no ano passado).
Ainda segundo o assessor, o aumento indica uma recuperação da economia frente à realidade da pandemia, o que deve motivar empresários a contratarem mais temporários, a investirem mais na diversificação de mercadorias e nos serviços ofertados, visando estimular a cadeia econômica.
“Para o Comércio, este é o melhor período de vendas. Particularmente este ano, é tempo de tentar reduzir o prejuízo de quatro meses parados. Temos fatores positivos que podem ajudar a esse momento ser melhor do que o esperado, como o 13º salário; o auxílio emergencial, mesmo que menor; o saque emergencial do FGTS e a contratação de temporários”, disse Felippe Rocha.
Gilton Lima, presidente da Fecomércio, afirma que as datas comemorativas de fim de ano são bem aguardadas pelo setor de vendas, sendo a terceira melhor época em questão de números. Tendo em vista a realidade da pandemia, surge como uma oportunidade de retomada econômica. “Sabemos que haverá um aumento na movimentação nas lojas, mas é preciso lembrar que ainda estamos em meio à pandemia e as regras de saúde coletiva devem ser observadas, tanto pelas empresas, quanto pelos consumidores. É importante que cada um faça sua parte”, salienta o presidente.
Outros dados da pesquisa
Dos 32,8% dos consumidores que não irão presentear, os principais motivos são cautela (30,48%), endividamento (17,65%), falta de costume em presentear (16,04%), desemprego (11,23%), comemoração de outra maneira (11,23%) e não ter a quem presentear (9,63%), entre outras questões.
A maioria pretende dos que vão comprar presentes vai pegar apenas um (30,35%), mas há quem deva comprar dois (27,16%), três (21,73%), quatro (2,24%) e cinco ou mais (18,53%).
Os filhos serão os mais presenteados (46,33%), seguidos pelo cônjuge (16,61%), amigos (2,88%) e outros (27,16%). Para 7,03%, a opção será se auto presentear.
Em relação aos gastos, 30,35% acreditam que desembolsarão acima de R$ 400; 22,04% investirão entre R$ 251 a R$ 300; 13,10%, entre R$ 201 a R$ 250; e 10,86% entre R$ 51 e R$ 100, entre outros percentuais.
Itens de vestuário estão na preferência de 53,99% dos entrevistados, seguidos de brinquedos (16,93%), perfumes e cosméticos (8,95%), e celulares/smartphone (4,79%), mas a lista também inclui cestas natalinas (3,51%), calçados (2,88%), artigos esportivos (1,28%) e livros (1,60%), entre outras opções.
A forma de pagamento mais utilizada será o cartão de crédito parcelado (70,29%), à vista/dinheiro (21,73), à vista/cartão de débito (6,71%) e cartão de crédito rotativo (0,96%).
O preço foi apontado por 53,50% dos consumidores como o fator que mais atrai na hora de entrar numa loja. Também serão considerados como motivos as promoções (12,10%), a praticidade (10,19%), o conforto (7,64%), a variedade (3,82%), e a qualidade dos produtos (2,87%).
64% dos entrevistados receberão o 13º salário. Destes, 32,5% pagarão contas em atraso; 21,88% utilizarão para pagar despesas do início do ano, a exemplo de matrícula e material escolar e IPTU; 15,63% usarão para o pagamento para as compras de Natal; 10% para pagar férias e viagens e 9,38% irão poupar.