Economia
Turismo alagoano se recupera de forma segura e gradual
Estado é considerado o destino mais seguro para visitar em todo o país
Após seguir um rígido protocolo de segurança sanitária, o turismo em Alagoas vem passando por um processo de recuperação gradual, sendo considerado o destino mais seguro do país. Essa melhora está diretamente ligada aos cuidados e medidas tomadas pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), durante o período da pandemia.
“Em todos os lugares nos quais estivemos há avisos orientando sobre o uso da máscara, luvas e assepsia das mãos, como obrigatoriedade. Os bares e restaurantes, até mesmo muitos vendedores ambulantes usam a máscara e tem álcool em gel disponível”, conta o turista Murilo Gorri, que veio do Paraná passar férias em Alagoas com o namorado.
Já Eduardo Silva, é alagoano e aproveitou as férias para conhecer melhor o seu estado regionalmente. “Todos os hotéis em que passei estavam adaptados e me senti seguro”, pontua o administrador que viajou por atrativos do Litoral ao Sertão, conhecendo cidades como São Miguel dos Milagres, Barra de São Miguel, Coruripe e Piranhas.
A retomada da atividade turística tem sido rápida, só neste mês de dezembro, a malha aérea alagoana conta com cerca de 75% do número de voos existentes no período pré-pandemia, resultado já previsto pelo Governo do Estado. São 19 voos diários com origem e destino em cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Salvador (BA). Além destes, durante toda a alta temporada de verão, Alagoas receberá 120 voos fretados de diversos destinos brasileiros.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a expectativa é que o estado receba cerca de 750 mil turistas entre os meses de dezembro de 2020 e março de 2021.
“Com todos os cuidados necessários estamos retomando o turismo no estado, movimentando esta cadeia que é uma das principais forças da nossa economia. Conquistamos o selo Safe Travels da WTTC e somos o segundo estado de todo o Nordeste em número de empreendimentos certificados pelo Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo (Mtur), com cerca de 1.200 empreendimentos. Todo este trabalho faz com que a gente garanta mais segurança não só ao turista, mas a todos os trabalhadores que dependem direta e indiretamente do setor, e à nossa população”, ressalta Rafael Brito.