Economia

Fécomércio aponta queda de 10% no consumo da capital alagoana

Baixo consumo é explicado pela incerteza econômica trazida pela pandemia

Por Redação com Assessoria 22/04/2021 16h04
Fécomércio aponta queda de 10% no consumo da capital alagoana

De acordo com a pesquisa de Intenção de Consumo da Família (ICF), realizada pelo Instituto Fécomércio AL, em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o nível de consumo na capital alagoana apresenta queda de, em média, -10%.

A intenção de Consumo das Famílias em Maceió marcou 92,9 pontos, com queda mensal de -0,5%, mantendo-se na margem do “novo normal”, com indicadores entre 90 e 94 pontos desde julho de 2020. Comparado a março de 2020, há uma retração de -10,06%. O comportamento de queda pode ser explicado pela incerteza econômica em decorrência da pandemia do novo coronavírus, demora na retomada dos benefícios federais como o Auxílio Emergencial, BEm e Pronampe criaram um ambiente de preocupação nesse início de 2021.

Segundo Victor Hortencio, assessor econômico da Fécomércio, a preocupação dos maceioenses está no consumo de alimentos e itens do cotidiano, além do pagamento de contas essenciais para a manutenção da família, no momento, não há planejamento de futuro.