Economia
Maior fabricante de cimento do mundo decide encerrar atividades no Brasil
Diminuição de dívidas é um dos fatores que influencia a venda da multinacional
Mesmo com o mercado da construção civil passando por um período positivo, segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, mais uma multinacional decidiu deixar o Brasil. A LafargeHolcim, terceira maior produtora do país, comunicou, na semana passada, à filial brasileira que irá vender suas operações locais.
A decisão de saída da líder em vendas de cimento pode ser impedida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, pelo fato do setor ser muito concentrado no território brasileiro e pela possibilidade de empresas menores não terem condições financeiras para tentar adquirir as ações da concorrente. O Banco Itaú foi contratado para conduzir o processo de venda, que pode chegar ao valor de aproximadamente R$8,35 bilhões.
Além da crise causada pela pandemia, outro fator que leva a LafargeHolcim desinvestir no Brasil é a tentativa de diminuição das dívidas. Nos últimos anos, a multinacional já vendeu mais de US$7 bilhões de ações por todo o mundo.
A cimenteira, que opera em nove estados, nas regiões, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, e emprega cerca de 1.400 pessoas, caso a venda seja concluída, irá ingressar na lista das diversas multinacionais que fecharam seus negócios no Brasil, sendo a terceira de 2021, logo após Ford e Sony.