Economia
Decisão final sobre nova alíquota dos aposentados de AL será de Renan Filho
O secretário da Fazenda George Santoro já antecipou que na próxima semana será encaminhado ao governador de Alagoas o estudo sobre o AL Previdência, com a atualização dos dados e as possibilidades de mudança na alíquota dos aposentados. A decisão final será de Renan Filho. A informação foi divulgada em entrevista ao Blog do jornalista Ricardo Mota.
Santoro garantiu que o fundo previdenciário ficará equilibrado e os servidores aposentados e pensionistas irão ter melhorias. "A alíquota de 14% será preservada, o que vai mudar é a linha de corte. Ou seja: a remuneração sobre a qual vai incidir a cobrança da alíquota para aposentados e pensionistas”, adiantou o secretário.
No cenário atual, os servidores ativos pagam 14% e os inativos que recebem acima de um salário mínimo também pagam o mesmo percentual ao AL Previdência. De acordo com o jornalista, com o novo estudo, a cobrança da alíquota vai incidir em outra faixa salarial, ampliando a isenção do pagamento do AL Previdência para aposentados e pensionistas.