Economia
Arthur Lira diz que reforma do Imposto de Renda será votada em agosto
Presidente da Câmara afirmou que o texto conta com apoio da maioria dos líderes do partido
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou ao jornal O Globo nesta quinta-feira (15) que a reforma do Imposto de Renda (IR) deverá ser votada apenas em agosto. Para o parlamentar, o documento será aprovado apenas com alguns “ajustes”.
De acordo com Lira, o relatório do deputado Celso Sabino (PSDB-PA), apresentado na última terça-feira (13), tem apoio da maioria dos líderes dos partidos. A proposta de Sabino possui várias modificações em relação a proposta original do Governo.
O presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz), Rafael Fonteles, disse em nota divulgada nesta quinta-feira (15) que o relatório é “atentado ao sistema federativo”. Segundo ele, as mudanças no IR vão ocasionar em um prejuízo de R$27 bilhões para estados e municípios.
“Dessa forma, o relatório, tal qual apresentado, deve agravar a má distribuição de renda no país, não só por desonerar a renda de capital que beneficia principalmente os mais ricos, como também por reduzir o montante de recursos disponíveis para serem aplicados em programas sociais”, diz a carta divulgada pela Comsefaz.