Economia
Estabelecimentos comerciais voltam a funcionar em horário normal em Alagoas
Estabelecimentos poderão funcionar das 5h às 24 horas
Após a divulgação do novo decreto, publicado nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial do Estado (DOE), Alagoas passa da fase laranja para a amarela dentro do Plano de Distanciamento Controlado de Enfrentamento à Covid-19.
Com isso, lojas, galerias, centros comerciais, shopping centers, academias, clubes e centros de ginásticas ficam autorizados a funcionar em horário regular. O anúncio foi feito ontem (22), pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, em transmissão ao vivo pela internet.
Pelo decreto, que vai vigorar até as 23h59 do dia 5 de agosto, as academias, clubes e centros de ginásticas poderão funcionar com 50% de capacidade, sendo permitidas aulas coletivas com, no máximo, 25 pessoas por turma.
Bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres poderão funcionar das 5h às 24 horas. Depois deste horário, será permitido apenas o atendimento por meio dos serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “pegue e leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de alimentos.
Segundo uma entrevista dada pela representante do Comércio, presidenta da Aliança Geral, Andreia Geraldo, essa flexibilização no horário de funcionamento das lojas é vista positivamente, pois agora os consumidores terão uma liberdade maior em relação ao horário.
Algo que também foi citado pela representante, são os cuidados que ainda serão mantidos "pedimos que a população mantenham-se com suas máscaras e que tomem todos os cuidados". Continua, "É logico que buscamos o fortalecimento do setor econômico, mas pensando principalmente no que existe de mais importante que é o combate".