Economia
Secretaria de Economia de Maceió orienta contribuintes no uso do novo sistema de NFS-e
Podem tirar dúvidas sobre a nova plataforma com a Secretaria Municipal de Economia (Semec)
Os contribuintes que precisam emitir notas fiscais ou se cadastrar no novo site de emissão e escrituração de NFS-e da Prefeitura de Maceió podem receber orientação da Secretaria Municipal de Economia (Semec) para tirar dúvidas por e-mail ou por vídeo tutorial. O novo sistema está em vigor desde 1° de agosto e a atualização trouxe mudanças no acesso e nas ferramentas de uso.
A Secretaria está disponibilizando um canal de atendimento técnico voltado, especificamente, para as dúvidas e dificuldades na emissão de notas fiscais, entre outros serviços dessa natureza.
Basta que o cidadão entre em contato com a Semec pelo [email protected] e informe no título do e-mail que o seu pedido está relacionado a notas fiscais de serviço eletrônicas/NFS-e. Este canal é o único voltado para demandas de NFS-e e a Semec tem, no máximo, até 48 horas para responder o solicitante.
Por e-mail, o contribuinte será auxiliado a resolver problemas de emissão de notas, cadastro na nova plataforma, registro do seu CPF como representante legal de uma empresa, apuração do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e qualquer outra dificuldade que ele possua.
Além da Central de Atendimento, o cidadão também pode tirar suas dúvidas pelo próprio site. Por meio da ferramenta de ajuda, ele irá encontrar uma série de vídeos explicativos que reúnem as principais dúvidas sobre a utilização da plataforma e o passo a passo para resolvê-las.
O órgão reforça que neste período inicial de adaptação ao novo sistema irá oferecer todo o suporte necessário aos prestadores de serviço, contadores, autônomos e demais contribuintes que necessitam da plataforma da Prefeitura para exercer suas atividades diariamente.
Vinculação de empresas: como fazer?
Uma das principais dúvidas é em relação à vinculação do CPF do usuário às empresas que ele representa. Nesse caso é necessário que o contribuinte vá na opção ‘Administrador/Procurador’ preencha os dados (CPF, senha, código de validação enviado por SMS) até chegar na etapa ‘Empresas’. Lá, ele deve informar todos os dados da empresa e concluir a etapa para ter acesso ao sistema como representante legal.
Um e-mail será encaminhado para o representante ou representantes contábeis da empresa notificando a solicitação de acesso ao sistema. A liberação independe da Secretaria.