Economia
Paulo Guedes diz que barulho político desacelera o crescimento econômico
Ministro diz que governo não mudará direção na condução da economia
Paulo Guedes afirmou em live realizada no último dia 10, que "barulho político" poderá afetar o crescimento da economia gerando uma desaceleração.
Segundo o ministro, o barulho está "muito alto" neste momento devido às manifestações de 7 de Setembro. Acrescentando, porém, que houve apenas uma "celebração pacífica da democracia", pois não foram registrados atos de violência.
Segundo analistas, o discurso de caráter golpista do presidente Jair Bolsonaro nas manifestações de 7 de Setembro elevou o grau de incerteza a um novo patamar, prejudicando assim a retomada da economia. As ameaças ao Supremo Tribunal Federal e a integrantes da Corte, em especial ao ministro Alexandre de Moraes, repercutiram no mundo político e econômico.
Porém para Guedes, o presidente Jair Bolsonaro nunca transgrediu as regras democráticas com suas declarações, mesmo que tenha dito que não cumpriria mais decisões do ministro Alexandre Moraes, do STF.
Na última quarta-feira (08), o Ibovespa teve queda de 3,78%, a 113.413 pontos, e o dólar subiu. Na quinta-feira (09), porém, a bolsa de valores deu um salto após o presidente Jair Bolsonaro divulgar uma declaração em que recua das ameaças.