Economia
Cerca de 5 milhões de brasileiros tem que fazer a prova de vida até 2022
Prova de vida se torna obrigatório para aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético
Com a volta em junho da comprovação de vida para continuar recebendo benefícios do INSS, 4.979.617 de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem até 2022 para participar do processo.
Segundo levantamento do órgão, do total de 36.238.880 de pessoas que precisam realizar a prova de vida nos bancos todos os anos, 31.259.263 já fizeram o procedimento entre 2020 e 2021 do mês passado (agosto).
Se no ano passado apenas 6,5 milhões de pessoas fizeram a prova por causa da suspensão da obrigatoriedade em decorrência da pandemia, neste ano, até agosto, já chega a 24,7 milhões o número de segurados que comprovaram que estão vivos para continuar recebendo os benefícios do INSS.
Os estados com maior número de segurados que ainda não fizeram a prova de vida são São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Se torna obrigatória (prova de vida) para aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.