Economia
Com investimento de R$ 5,7 milhões, ministro Tarcísio visita terminal do Porto de Maceió
Estimativa é que o terminal tenha a capacidade de receber até 2 mil passageiros por dia
Em Alagoas, para anunciar investimentos do Governo Federal em obras, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, vistoriou o canteiro de construção do terminal de passageiros do Porto de Maceió.
Durante a vistoria, ministro adiantou que no dia 19 de novembro a capital vai receber o primeiro cruzeiro. A previsão é de que em dezembro mais três atraquem aqui, fazendo com que a cidade entre, definitivamente, na rota dos cruzeiros com a devida estrutura aos visitantes.
O empreendimento tem a área total de 1.668,13 m² e conta com o investimento de R$ 5,7 milhões da União. O contrato de construção da estrutura compreende a elaboração do projeto básico e executivo, e a execução da obra. A estimativa é que o terminal tenha a capacidade de receber até 2 mil passageiros por dia.
O espaço oferecerá toda a infraestrutura capaz de recepcionar os visitantes que desembarcam nos cruzeiros, tendo inclusive uma área destinada ao tratamento alfandegário, que permite que os navios saíam de Maceió direto para a Europa, e vice-versa, enveredando para o mercado internacional.
“O governo está trazendo a logística que o Estado precisa para o turismo, afinal de contas todos precisam conhecer o potencial que Alagoas tem. Aqui tem o litoral mais bonito do Brasil, então este cenário precisa ser compartilhado com o mundo todo. Quem vive lá fora merece conhecer as maravilhas que Alagoas dispõe”, afirmou o ministro.
O senador Fernando Collor (PROS) e o deputado Arthur Lira (Progressistas), presidente da Câmara Federal, integravam a comitiva e acompanharam o ministro na vistoria e em outras agendas pelo interior do Estado, todas ligadas a obras que envolvem os investimentos do Governo Federal.
Collor acredita que o novo terminal de passageiros do Porto de Maceió fará ‘explodir’ o turismo no Estado.
“Vamos receber um fluxo maior de pessoas para conhecer o nosso Estado, nossas praias, nossa gastronomia, nosso artesanato. Então, isto significa que dois mil passageiros por dia poderão ter seu acesso facilitado com tranquilidade, com toda a eficiência da equipe envolvida na recepção”, destacou Collor.
Já Arthur Lira acredita no potencial turístico de Alagoas e na necessidade de se ter infraestrutura para este setor.
“Importante o olhar do Governo Federal, com investimentos, com zelo pela coisa pública e pela infraestrutura, principalmente no que diz respeito à mobilidade. O turismo é parte disso e nós precisamos fomentar esse setor em Alagoas definitivamente”, afirmou Lira.