Economia
Maior hub de inovação do estado é entregue pelo Governo de Alagoas
Espaço foi entregue pelo governador Renan Filho e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões
Atualmente Alagoas ocupa o 2º lugar entre os Estados do Nordeste que mais investem em tecnologia, e nessa quinta-feira (21) deu mais um passo para subir nesse ranking: foi inaugurado o Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), o maior hub de inovação do estado.
Com investimento de R$ 18 milhões na construção e estruturação, o ambiente está localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió, e visa fortalecer as empresas locais, atraindo novos empreendimentos voltados ao desenvolvimento de soluções em tecnologia.
O espaço foi entregue pelo governador Renan Filho e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, na abertura da programação que se estende até este sábado (23).
Segundo Renan, o investimento é essencial em um momento no qual o Brasil apresenta extremas dificuldades para investir na ciência e perde a chance de investir em educação. Segundo ele, Alagoas dá o exemplo contrário, provando a importância de investir em educação, no fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação, pois "criar um celeiro na área tecnológica é estar conectado ao futuro”.
“Com esse Polo a gente agrega, integra todas as nossas principais empresas na área da tecnologia, cria condições para acelerar as startups, para que avancem mais rápido, e isso será muito importante para Alagoas, porque no mundo desafiador que a gente vive hoje, o fundamental é criar saídas”, continuou.
O Centro de Inovação contribuirá diretamente com a melhoria da competitividade das empresas e estimulará o desenvolvimento econômico do estado, promovendo o empreendedorismo e a inovação.
70% dos seus espaços já estão ocupados, o garantindo que 400 empregos diretos sejam gerados pelo CIPT. Hoje 17 empresas de base tecnológica já estão instaladas, incluindo multinacionais e parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).
“Esse equipamento é fundamental para o desenvolvimento econômico de Alagoas”, garantiu o governador ao falar da geração de empregos. “Não se espante se nos próximos anos tivermos, no entorno do Polo de Tecnologia, 10 mil empregos associados ao trabalho do Polo”, projetou o governador.
Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Silvio Bulhões, a entrega do Centro de Inovação é um marco histórico para o segmento, e permitirá que o Governo de Alagoas “possa continuar investindo fortemente no desenvolvimento científico, tecnológico e, especialmente, em inovação", explicou.
O impacto econômico esperado pelo Governo com a chegada do CIPT é robusto, não apenas pela atração de novos negócios, mas pela ampliação da política de incentivos prevista pelo governador Renan Filho: “Vamos acelerar empresas, construir novos projetos, trazer para cá outras empresas, porque o Estado pretende incentivar, ainda mais, de maneira tributária a chegada de novas empresas em tecnologia aqui, criar um ambiente capaz de troca de informações, de sinergia necessária”.