Economia
Indústria de tapetes vai gerar mais de 800 empregos em Alagoas
Com investimentos de R$ 48 milhões, Kapazi começará operação no polo de Marechal Deodoro em abril 2022
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, visitou na tarde dessa segunda-feira (25), as obras de instalação da Alquimia Indústria e Comércio de Capachos (Kapazi), que está em fase de conclusão no Polo Industrial Aprígio Vilela, no município de Marechal Deodoro.
A empresa irá se instalar em Alagoas graças à política de incentivos fiscais implantadas pelo Governo do Estado, com benefícios que fazem parte do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin), que passou a oferecer redução de no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados, além do diferimento do ICMS sobre os bens destinados ao ativo fixo, sobre a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural.
“A cada empresa que se instala em Alagoas fortalecemos a economia e a geração de empregos. É muito bom saber que os 50 empregos diretos de hoje vão se transformar em 300 em um futuro próximo”, disse o secretário Marcius Beltrão.
Os investimentos passam de R$ 48 milhões, e a Kapazi, que está entre as maiores e mais reconhecidas fábricas de tapetes na América Latina, mantém no canteiro de obras cerca de 50 profissionais da construção civil. A estimativa da indústria é que a filial de Alagoas, que começa a operar no primeiro semestre de 2022, gere 300 empregos diretos e outros 500 indiretos.
“Já temos um grupo de colaboradores de Alagoas em estágio de treinamento na fábrica do Paraná. Eles vão coordenar as operações da nova fábrica que vai atender a demanda de mercado no Nordeste”, expôs o investidor Raphael Kapazi.