Economia

Alagoas registra o segundo menor preço médio da gasolina comum entre os estados do Nordeste

Já no âmbito nacional, estado está em oitavo lugar no preço médio do combustível

Por Redação com Ascom Alagoas 27/10/2021 10h10
Alagoas registra o segundo menor preço médio da gasolina comum entre os estados do Nordeste
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução/Internet

Apesar das altas frequentes nos combustíveis, em consequência dos reajustes praticados pela Petrobras, Alagoas tem atualmente o 2º menor preço médio de gasolina comum do Nordeste e o oitavo do Brasil. O preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) a ser adotado a partir de 1º de novembro no estado é de R$ 6,0151 por litro.

Definido pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) – órgão ligado ao Ministério da Economia – com base nos valores informados pelos Estados e o Distrito Federal, o PMPF dos combustíveis em todo o país pode ser consultado clicando aqui.

Na região Nordeste, Alagoas fica atrás apenas do Maranhão (tabela abaixo)

Na composição do preço da gasolina pago pelo consumidor, 33,4% se referem ao custo do combustível na Petrobras. Cerca de 40% englobam os impostos federais (CIDE, PIS/Pasep e Cofins), o custo do etanol que é acrescentado à gasolina, e os valores de distribuição e revenda. Já o tributo estadual – o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – tem alíquota de 29% sobre o preço do litro.

O percentual do ICMS não sofre aumento pelo Governo de Alagoas há mais de cinco anos, desde 2016. A última alteração na carga tributária foi feita em 2015. Os 29% estão alinhados com a média das alíquotas dos demais estados do Nordeste, onde o percentual variava de 27% a 30,5% em agosto deste ano. Já a política de preços da Petrobras elevou em 80% o custo da gasolina em Alagoas entre 2016 e 2021.