Economia
Com Black Friday, 13º terceiro e período natalino estimativa é que o quarto trimestre seja marcado por altas no consumo
Único subíndice que teve variação negativa foi o de Perspectiva Profissional, com queda de 0,3%
Um levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio AL em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que a intenção de Consumo das Famílias (ICF), em Maceió, teve um crescimento de 2,9%, em outubro, chegando a patamares registrados no início do ano.
Mesmo não ficando abaixo dos cem pontos(o que é indicado) estando atualmente com 92,2, teve um crescimento perceptual de 3,2% comparado ao mês de agosto quando foi registrado o pior desempenho com 89,3 pontos.
Tendo vários fatores que levem a esse crescimento, como o avanço da vacinação, espaços sendo liberados entre outros, para Victor Hortencio, assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL). “Os últimos meses são marcados pela Black Friday e pelo período natalino, trazendo uma movimentação maior ao comércio devido à injeção do 13º salário e à contração de trabalhadores temporários; comportamento consolidado e visto todos os anos”, afirma.
O único subíndice que teve variação negativa foi o de Perspectiva Profissional, com queda de 0,3%. Mas vale lembrar que essa variação é de pouca expressão ou de baixo impacto do ponto de vista percentual, recaindo em um subindicador que se baseia em questões subjetivas como promoções, comissões sobre vendas, crescimento da carreira e outras situações.
O que leva a uma expectativa positiva para o final do ano.