Economia

Brisanet projeta investimentos de R$ 2 bi mas pode ter errado nas expectativas

Empresa foi um dos primeiros provedores regionais a mostrar interesse no 5G e a sua atuação foi decisiva para a formatação final do edital

Por Jornal de Alagoas com Ipea 08/11/2021 18h06 - Atualizado em 08/11/2021 18h06
Brisanet projeta investimentos de R$ 2 bi mas pode ter errado nas expectativas
Brisanet - Foto: Reprodução

A Brisanet foi uma das empresas que apostou altamente no leilão de 5G, com lances de R$ 1,46 bilhão e a conquista de espectros importantes, como os lotes regionais no Nordeste e no Centro Oeste para a faixa de 3,5 GHz e o bloco de 50 MHz de espectro em 2,3 GHz no Nordeste. A empresa foi um dos primeiros provedores regionais a mostrar interesse no 5G e a sua atuação foi decisiva para a formatação final do edital.

Mas segundo José Roberto Nogueira, CEO da empresa, essa alta aposta pode ter sido feita de forma errônea (exceto a faixa de 2,3 GHz, pela qual a empresa pagou o preço mínimo), de acordo com José, as obrigações que serão assumidas já estavam previstas no planejamento de negócios da operadora e não terão impacto adicional no Capex dos projetos. Investimentos, aliás, que devem ficar em R$ 2 bilhões para o cumprimento das obrigações em cidades e localidades pequenas, fora o que será investido para crescer e disputar as grande cidades, explica o executivo.

Conexão é mais rápida?

Para quem não tem conhecimento, o 5G vai permitir velocidade móvel de até 1 giga por segundo. Em teoria, isso significa uma internet cem vezes mais rápida do que a do atual 4G. Mas, na média dos países da Europa e nos Estados Unidos, a quinta geração de telefonia tem permitido velocidade entre 30 e 50 vezes maior do que a do sistema atual.

Essa maior velocidade vai permitir baixar fotos e assistir a filmes quase que de forma instantânea. A chamada latência também é baixa na nova tecnologia, o que significa uma transmissão de dados mais fluida e sem demora para carregar.

Além disso, permitirá movimentos simultâneos entre duas pessoas interagindo na rede, como em games ou no uso de um aplicativo de ginástica, por exemplo.