Economia
Confiança de lojas é reforçada na retomada das vendas com Black Friday e festas de fim de ano
Embora o segundo ano de pandemia tenha sido desafiador para o setor, a aposta é a de que as promoções trazidas pelo comércio irão impulsionar a retomada econômica
Apesar de que o segundo ano de pandemia tenha sido desafiador para o setor, os lojistas reforçam as expectativas para o fim de 2021.
“Em março de 2020 quando começou a pandemia no Brasil, todo mundo ficou assustado. Era desconhecido, ninguém sabia o que iria acontecer. Houve fechamento de lojas por um longo tempo, mas depois teve a retomada. O comércio voltou a abrir, voltou quase à normalidade e houve um aquecimento nas vendas. Então você conseguiu recuperar o tempo que ficou fechado. Porém, em 2021, havia uma expectativa de que seria menos desafiador e, na verdade, não foi o que aconteceu”, relata Domingos Alves que é superintendente das Lojas Cem.
“Houve alguma dificuldade de produção, falta de produto, dificuldade de negociação com o fornecedor e isso, evidentemente, tornou o ano um pouco mais complicado em termos de resultado. Porém as coisas estão se normalizando e eu acredito haverá uma recuperação nesse último trimestre do ano do que houve de perda nos outros trimestres”, avaliou Domingos, que espera que a alta inflação não interfira tanto no resultado.
A confiança é reforçada também na retomada com vendas impulsionadas pela Black Friday e festas de fim de ano. “Eu acredito que a confiança não está tão grande, vamos ser sinceros. Mas há grandes movimentos da indústria e do comércio para gerar para o consumidor excelentes condições. Esse esforço e essa energia de trazer grandes promoções irão gerar um equilíbrio, proporcionando uma Black Friday interessante, com bons resultados e que ajudará a gente a recuperar esse ano tão desafiador que foi 2021”, pondera Domingos Alves.
Já pensando em 2022, Domingos projeta que as eleições presidenciais movimentarão a economia. “A nossa eleição está um pouco complicada, não temos candidatos certos para eleição, mas já há um movimento. Eu tenho certeza que no momento certo vão se estabelecer os candidatos e a economia vai ter uma resposta positiva”, aponta.
Apesar da crise causada pela Covid-19, a maioria das lojas não deixaram de investir em melhorias e inovações para se adaptarem à nova realidade e, a expectativa é de grande melhoria no setor nos próximos meses.