Economia
Deputados federais votam nesta terça (23) em MP que pode fortalecer a economia de Alagoas
Medida institui a venda direta de etanol e vai beneficiar os consumidores com a redução de preços do combustível nas bombas
A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (23), a partir das 13h55, Sessão Deliberativa Extraordinária (virtual) para a votação de propostas legislativas. Devem ser analisadas 22 propostas na sessão, entre elas a MPV (Medida Provisória n° 1063, de 2021), que interessa a Alagoas e os alagoanos.
A MP institui a venda direta de etanol – da usina para os postos de combustíveis – e pode, de um lado, fortalecer um dos mais importantes setores da economia; do outro, vai beneficiar os consumidores com a redução de preços do combustível nas bombas.
Em Alagoas, a venda direta ainda depende de regulamentação do governo do Estado para entrar em vigor. Mas a expectativa é que a comercialização comece ainda este ano. O que se espera é uma redução no preço final, na bomba, acima de 10%.
A medida também deve beneficiar diretamente mais de 5 mil fornecedores de cana e as indústrias do setor sucroalcooleiro, que empregam em Alagoas durante a safra, mais de 60 mil pessoas.
A expectativa de lideranças do setor é que os deputados alagoanos participem da sessão e votem sim, na medida em que a aprovação da venda direta deve fortalecer a agroindústria, mantendo ou gerando mais empregos urbanos e rurais.