Economia
Mineração Vale Verde inicia transporte de minérios pelo porto de Maceió
Com mais de R$ 1 bilhão investido, MVV é a primeira mineradora do estado e o maior investimento privado dos últimos dez anos
A Mineração Vale Verde (MVV), empresa incentivada pelo Governo de Alagoas por meio do Programa do Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), deu início ao transporte de minérios através do Porto de Maceió. A operação vai movimentar a economia do estado e colocará Alagoas como estado preocupado com a sustentabilidade do planeta.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, as ações da MVV trazem benefícios não só para a economia do estado, como também para o meio ambiente.
“O início do transporte de minério, através do Porto de Maceió, é um passo muito importante para a economia de Alagoas, visto que a construção da unidade em Craíbas vem gerando empregos na região do Agreste. Além disso, a ação também simboliza a preocupação do estado com a sustentabilidade de todo o planeta”, destaca o secretário.
O transporte do cobre para estocagem no Porto de Maceió foi iniciado no final do mês de setembro. A previsão da Mineração Vale Verde é de que, a cada dois meses, os navios venham buscar o concentrado de cobre craibense em Alagoas. O minério da Mina Serrote servirá de insumo para a nova revolução energética, contribuindo para a descarbonização do planeta.
Com mais de R$ 1 bilhão investidos desde o início da sua implantação, em 2018, a MVV é a primeira mineradora do estado e o maior investimento privado dos últimos dez anos em Alagoas. Este é apenas o começo da jornada da mineração, que está levando o minério craibense para o novo cenário que está se formando no mundo, reduzindo o uso de veículos movidos a combustíveis fósseis.