Economia

Alagoas lança sistema para diminuir tempo de abertura empresarial no estado

Intenção é criar ambiente único para todos os serviços relacionados a um negócio, assim como visa a Redesim

Por Governo de Alagoas 01/02/2022 14h02 - Atualizado em 01/02/2022 14h02
Alagoas lança sistema para diminuir tempo de abertura empresarial no estado
Agora todos os procedimentos para registro de um negócio serão feitos totalmente por meio do Portal Facilita Alagoas - Foto: Ascom/Juceal

A abertura de empresas em Alagoas ganha mais agilidade, nesta terça-feira (1º), com a adição de um novo sistema, o Balcão Único. Agora todos os procedimentos para registro de um negócio serão feitos totalmente por meio do Portal Facilita Alagoas – interface do registro e do licenciamento empresarial no estado –, sem necessitar utilizar outro sistema ou percorrer grandes burocracias.

O Balcão Único é um sistema promovido em parceria com a Secretaria Especial da Receita Federal e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Ele foi feito para possibilitar o macro objetivo da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) de um ambiente único e digital para todas as ações relacionadas ao registro e ao licenciamento de empreendimentos.

Com o Balcão Único, essa intenção do desenvolvimento do ambiente de negócios vai além. O objetivo do sistema é criar um ambiente para todas as atividades relacionadas a uma empresa, indo do registro, passando pela legalização até questões administrativas e trabalhistas. Logo mais, após o registro do negócio, será possível realizar o cadastro dos empregados pelo e-Social por meio do próprio Facilita Alagoas.

Essa novidade estabelece as cinco etapas para registro e legalização no portal. Para um negócio estar correto, é preciso proceder com a consulta prévia de localização e nome, a formatação do documento básico de entrada (DBE), o registro, a inscrição municipal e o licenciamento. No Portal Facilita Alagoas, agora também está disponível o preenchimento do DBE, que é o documento responsável por alimentar as informações perante a Receita Federal.

“Um sistema cada vez mais integrado com vários órgãos e entidades, e menos burocracia para aqueles que lidam com o dia a dia de uma empresa. É algo que soma a tudo que viemos fazendo ao longo desses anos. Abrir uma empresa nunca foi tão fácil e, agora, administrar e zelar por essa empresa será ainda mais fácil. O Balcão Único coloca o Portal Facilita Alagoas no futuro, onde tudo é realizado rapidamente em poucos cliques, como é feito nos países mais eficientes do mundo de acordo com o Doing Business”, reforça o presidente da Juceal, Carlos Araújo, ao mencionar o estudo feito pelo Banco Mundial que coloca o Brasil em 138ª posição na abertura de empresas.

Inicialmente o Balcão Único está disponível para as naturezas jurídicas empresário individual e sociedade limitada, apenas para os processos de matriz. Para dar entrada a esses processos, poderão ser utilizadas as opções de certificado digital e assinatura avançada, assim como anteriormente disponíveis no portal.

O Facilita Alagoas conta atualmente com serviços da Junta Comercial, da Receita Federal, dos cartórios, da Sefaz/AL, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e das 102 Prefeituras alagoanas.