Economia

Estado vai dar "aumento geral" para servidor, confirma secretário

Expectativa é que o governo encaminhe, até a próxima semana, os projetos de lei para a Assembleia Legislativa

Por Blog do Edivaldo Júnior 13/02/2022 07h07 - Atualizado em 13/02/2022 09h09
Estado vai dar 'aumento geral' para servidor, confirma secretário
"Aumento geral" vai beneficiar mais de 75 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas - Foto: Reprodução

O Estado de Alagoas trabalha, hoje, com duas frentes para recompor salários dos servidores públicos.

A primeira é a reestruturação de Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do pessoal de nível elementar e médio e de 25 categorias.

A segunda é a reposição da inflação de 2021 para todos os servidores, o chamado “aumento geral” que vai beneficiar mais de 75 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas.

Na avaliação do secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Fabrício Marques Santos, que coordena o grupo de estudos, existe hoje segurança jurídica e econômica para a recomposição salarial. “Tudo isso está sendo feito no momento certo e com responsabilidade fiscal, a partir de estudos baseados na capacidade financeira do Estado”, pondera.

A expectativa dentro da equipe econômica do governo, é que o reajuste geral, de recomposição das perdas da inflação, fique no limite do IPCA, que foi de 10,06% no ano passado.

“A decisão final será do governador Renan Filho. Mas acreditamos na reposição das perdas inflacionárias do ano passado”, aponta Fabrício Marques.

A expectativa é que o governo envie para a Assembleia Legislativa projetos de lei pedindo, primeiro autorização para reestruturação do PCCS, para em seguida propor o reajuste geral anual. Na prática, isso permitira que algumas categorias tivessem, além do aumento de vencimentos de suas carreiras, dentro do Plano de Cargos, direito ao reajuste.

A expectativa é que o governo encaminhe, até a próxima semana, os projetos de lei para a Assembleia Legislativa.