Economia

INSS paga a partir de hoje (21) benefícios de até um salário mínimo

Calendário de pagamentos de benefícios vai até o dia 9 de março

Por Redação 21/02/2022 12h12
INSS paga a partir de hoje (21) benefícios de até um salário mínimo
Valores serão liberados seguindo o penúltimo número do benefício - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir de hoje (21), os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem benefício de até um salário mínimo já podem receber o pagamento de fevereiro.

Os valores serão liberados seguindo o penúltimo número do benefício. Quem tem o número 1 no penúltimo número do benefício já recebe nesta segunda-feira (21).

Devido ao fechamento das agências bancárias durante o período de carnaval, o pagamento vai será feito até o dia 25 para quem tem 5 como o penúltimo número, e será retomado a partir do dia 3 de março, para quem tem 6 como penúltimo número do benefício, indo até o dia 9 de março para quem tem 0 como penúltimo número do benefício. Todos os pagamentos também são interrompidos nos finais de semana.

Para quem recebe acima de um salário mínimo, o pagamento do benefício terá início no dia 3 de março, para quem tem 1 e 6 como penúltimo número, e vai até 9, para quem tem 5 e 0 como penúltimos números.

O prazo para saque dos benefícios com cartão vai até o final do mês seguinte.

De acordo com o INSS, 36 milhões receberão aposentadorias, pensões e auxílios que variam de um salário mínimo, no valor de R$ 1.212, ao teto do INSS, de R$ 7.087,22 em 2022.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que seguirá a resolução do Banco Central e vai manter o calendário de feriados bancários nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, segunda-feira e terça-feira de carnaval, quando não haverá atendimento ao público nas agências.

Já na quarta-feira de cinzas (02), o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

*Com informações da Agência Brasil