Economia

Novos empreendimentos ampliam mercado de trabalho em Alagoas

Política de captação de investimentos do governo de Alagoas vem gerando oportunidades de trabalho em todas as regiões do estado

Por Redação com Ama-Al 05/04/2022 21h09
Novos empreendimentos ampliam mercado de trabalho em Alagoas
Novos empreendimentos ampliam mercado de trabalho em Alagoas - Foto: Reprodução

A implantação de novos empreendimentos nas diversas regiões do estado está ampliando a oferta de trabalho em Alagoas. Só no primeiro trimestre de 2022, duas grandes empresas abriram as portas no estado gerando trabalho e renda para os alagoanos.

De acordo com os dados da Superintendência da Indústria e do Comércio (Siscs), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a operação do Centro de Distribuição da Natura&Co, em Murici, que foi inaugurado em 31 de março; e do Hotel Brisa Exclusive, em funcionamento desde fevereiro em Maragogi, projetam a abertura média de 4 mil vagas de trabalho no estado sendo 1,4 mil diretos e outros 2,6 mil indiretos.

Investimentos que prospectados pelo governo de Alagoas, através do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), que é gerenciado pela Sedetur, vem mudando o cenário econômico e social de regiões e a vida de centenas de alagoanos, como é o caso da cabeleireira Rosa Laís de Santos de Carmo, 32 anos, que vive com os dois filhos em Murici e só com a chegada do Centro de Distribuição da Natura&Co conseguiu o primeiro emprego.

“Essa é uma oportunidade única para mim porque é o meu primeiro emprego formal. Antes daqui nunca havia trabalho com carteira assinada. Isso é uma felicidade porque durante todo esse tempo trabalhei como cabeleireira e em serviços autônomos. Apesar de estudar e ser técnica em farmácia, nunca havia tido uma oportunidade de trabalho com carteira assinada”, pontua.

Rosa Laís é uma das alagoanas contratadas pela Natura&Coop que começou a trabalhar na primeira turma do Centro de Distribuição que vai nos próximos meses contratar mais colaboradores para ajudar na central de distribuição de produtos para abastecer o Norte-Nordeste.

E se o cenário é otimista para quem vive na Zona da Mata, no litoral Norte o sentimento é semelhante com a implantação de novos empreendimentos hoteleiros incentivados pelo governo de Alagoas. Em atividade desde fevereiro deste ano, o Brisa Exclusive Hotel contratou o primeiro grupo de trabalhadores onde está a técnica em Hotelaria Rosilene dos Santos, que, aos 35 anos, também conseguiu seu primeiro trabalho com carteira assinada.

“É muito gratificante poder trabalhar em um hotel como o Brisa, principalmente por esse ser meu primeiro emprego de carteira assinada. Este trabalho é a oportunidade que eu precisava para ajudar minha família”, relata Rosilene, que ocupa a função de camareira.

Investimentos


O litoral norte alagoano é uma região estratégica para o desenvolvimento econômico do estado, sobretudo para a atividade turística. O Governo de Alagoas tem investido fortemente em obras estruturantes na região, com o objetivo de alavancar ainda mais o potencial local e melhorar a vida dos alagoanos.

Atualmente, o litoral norte conta com mais de 240 km da malha viária estruturada por meio do programa Pró-Estrada – o montante investido na região já ultrapassa os R$ 800 milhões, sendo o maior investimento da história de Alagoas para a localidade.

Junto ao trabalho de infraestrutura desenvolvido pelo Governo do Estado, e a promoção dos destinos turísticos, implementada pela Superintendência de Turismo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur/AL), a chegada de novos investimentos em Alagoas também é uma conquista da competitiva política de incentivos fiscais do governo estadual, por meio do Programa do Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin).