Economia

Conta de energia fica mais cara em Alagoas a partir do dia 3

Aneel aprovou o reajuste; consumidor residencial pagará mais 19,88% no boleto

Por Redação 26/04/2022 13h01
Conta de energia fica mais cara em Alagoas a partir do dia 3
Conta de energia fica mais cara a partir da próxima terça-feira (3) - Foto: Imagem de Bruno /Germany por Pixabay

A partir do dia 3 de maio, o consumidor terá uma surpresa na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (26) o Reajuste Tarifário Anual de 2022 da Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia S.A.

A Equatorial atende aproximadamente 1,2 milhão de unidades consumidoras no estado, que vão passar a pagar mais 19,88% na conta de energia. O aumento, supostamente seria por conta da pressão tarifária gerada pelas crises dos últimos dois anos.

O efeito médio a ser percebido será de 19,24% para quem é atendido pela rede de alta tensão e de 20,13% na baixa tensão. Para residências, o impacto será de 19,89%.

Cálculos


Segundo a Aneel, os valores foram impactados, especialmente, pelas despesas relacionadas às atividades de compras e distribuição de energia, além de custos com encargos setoriais. Foram fixadas, ainda, as Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição – TUSD e as Tarifas de Energia Elétrica – TE aplicáveis aos consumidores e usuários da Equatorial Alagoas.

No processo, foram adotadas medidas para a redução do efeito tarifário, com destaque a compatibilização dos financeiros da Bandeira de Escassez Hídrica que resultou em um impacto de -13,08% e o diferimento da Rede Básica que possibilitou um impacto de -4,22% no efeito médio a ser percebido pelos consumidores.