Economia

Edital do Sebrae Alagoas vai investir R$ 500 mil para eventos envolvendo Economia Criativa

Os projetos devem ser executados através da realização de eventos

Por Redação com Assessoria 09/05/2022 11h11 - Atualizado em 09/05/2022 11h11
Edital do Sebrae Alagoas vai investir R$ 500 mil para eventos envolvendo Economia Criativa
Os projetos devem ser executados através da realização de eventos - Foto: Assessoria

Para selecionar projetos de patrocínio a eventos de inovação e economia criativa, o Sebrae Alagoas lançou, na última quinta-feira (5), o edital 'Eventos das Novas Economias', com recurso total na ordem de R$ 500 mil. A chamada pública abrange pessoas jurídicas dos setores da Economia Criativa, Negócios Digitais e Negócios de Impacto Social e Ambiental, selecionando 16 projetos de até R$ 20 mil e outras seis propostas de R$ 20.001 a R$ 30 mil, valor destinado a subsidiar até 60% do valor total da iniciativa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de junho através do site: www.sympla.com.br, no qual é possível encontrar o edital na íntegra e mais detalhes de como realizar a inscrição de um projeto.

Os projetos devem ser executados através da realização de eventos como: feiras, exposições, workshops, conferências, seminários, mostras e festivais. Serão avaliados critérios como potencial empreendedor, abrangência do projeto, clareza e coerência na apresentação, grau de inovação, além das atividades que beneficiam os pequenos negócios.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, o edital ajuda a amenizar alguns quadros de exclusão social e cultural, além da falta de mais políticas públicas nesse sentido e de apoio aos talentos da cultura alagoana e o envolvimento desses atores nas novas economias.

“É muito difícil criar alguma coisa no universo da cultura e ter apoio das instituições. Aqui, temos uma elite que tem facilidade nesse acesso e um mundo enorme de excluídos nessa participação. Esse edital vem para democratizar o acesso dessas pessoas, atrairmos propostas e darmos oportunidades para que todos os talentos possam participar sem importar de onde eles são”, afirmou Vieira. “Esperamos que seja um projeto extremamente inclusivo com facilidade de ascensão às oportunidades”.

Apresentação do edital

A analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Débora Lima, apresentou o edital e destacou que outra finalidade da chamada pública é a ocupação do Sebraelab, espaço inovador do Sebrae Alagoas que dispõe de sala de reunião para 10 pessoas, arena para eventos até 25 pessoas, espaços para coworking e auditório para 90 pessoas. Os projetos de eventos de Maceió deverão ser realizados, prioritariamente, no Sebraelab, dependendo da disponibilidade da agenda do local.

“O intuito é que esses eventos tragam o viés da inovação. O objetivo do Sebraelab é gerar inovação nos pequenos negócios, e o edital busca fortalecer esses eventos e trazê-los para nosso espaço, atraindo novos públicos e tornar esse viés da inovação ainda mais presente nos pequenos negócios”, explicou.

O Sebrae também promoverá oficinas preparatórias on-line nos dias 12, às 15h, e dia 16, às 19h; e presenciais nos dias 13, às 10h, e dia 19, às 15h. Os eventos selecionados serão divulgados no dia 30 de junho e deverão ser realizados no período de 16 de julho a 30 de novembro.

Um dos empresários interessados em participar da chamada pública é Gustavo Boroni, fundador do estúdio de soluções criativas Estampa Pop, que já tem uma ideia de evento em mente. “Essa iniciativa é muito importante para que possamos ter contato real com possíveis públicos. Pretendo fazer um evento aqui em Maceió que será o primeiro da Estampa Pop Maker para que as pessoas entendam como transformar uma ideia em um negócio, com palestras sobre fotografia e estamparia, aproximando as pessoas de forma presencial”, ressaltou. “Estamos saindo do novo normal e indo para novas possibilidades criativas”.

O lançamento ainda contou com uma palestra sobre eventos com o foco em inovação e uma apresentação sobre o Espaço Maker do Sebrae, ministradas, respectivamente, pelos analistas do Sebrae Alagoas Washington Lima e Danúbia Dantas.