Economia
Como impactos na economia externa e interna influenciam o valor do dólar no Brasil
Oscilações na taxa de câmbio entre reais e dólares impactam diretamente empresas que comercializam no mercado internacional
A economia globalizada está conectada via comércio de produtos e serviços. Para que as empresas e indústrias comprem e vendam os seus produtos ou serviços é necessário ter uma moeda de troca universal. Enquanto moedas digitais tentam surgir como uma opção para comércio internacional, o dólar segue sendo a principal moeda de troca entre diferentes países.
No caso do Brasil, a moeda norte-americana é a mais usada por quem deseja comprar produtos no exterior, bem como vender produtos ou serviços para empresas internacionais, ou até mesmo jogar jogos em Rocketpot.io. As oscilações na taxa de câmbio entre reais e dólares impactam diretamente empresas que comercializam no mercado internacional.
Por isso, entender quais motivos são os principais causadores dos impactos na taxa de câmbio entre dólares e reais é essencial para que o brasileiro possa ter estratégias para lidar com essas oscilações.
Investidores estrangeiros procuram opções com alta rentabilidade e baixo risco
Um dos principais impactos no valor do dólar frente ao real é o fluxo de investimentos de investidores estrangeiros. Quando investidores do exterior procuram alternativas para investir, eles desejam encontrar opções que ofereçam alta rentabilidade e baixo risco para os seus investimentos.
No caso do Brasil, o mercado brasileiro é uma boa opção para quem busca altos rendimentos comparado com outros países no mercado externo. Entretanto, em alguns casos, o Brasil pode ser considerado um país instável economicamente. A alta inflação e mudanças políticas de impacto afastam os investidores.
Quando os investidores estrangeiros se afastam do mercado brasileiro, a expectativa é de que o valor do dólar frente ao real seja valorizado. Afinal, há menos dólares sendo investidos na economia brasileira. Isso, por sua vez, reduz a sua oferta dentro do Brasil, o que acaba por aumentar o seu preço no mercado interno.
Por isso, o Banco Central atua na emissão de swaps, que são ativos de câmbio que visam a controlar as oscilações do dólar frente ao real. Dessa forma, o valor da moeda americana é controlado pelas autoridades brasileiras, ajudando a dar mais estabilidade para quem pretende comercializar com empresas no exterior.
Oscilações externas também impactam no fluxo de reais
Outro elemento que também tem impacto direto na taxa de câmbio são crises em competidores comerciais do Brasil. Afinal, quando um país não é mais capaz de comercializar commodities, as empresas brasileiras entram em cena buscando aproveitar o espaço no mercado para vender os seus produtos.
Commodities como soja, por exemplo, são muito demandadas no exterior. Além disso, o frango brasileiro também é visto como um artigo essencial para outros países. Dessa forma, quando o Brasil firma acordo com novos parceiros comerciais que compram grandes quantidades de produtos, há mais dólares entrando, o que reduz a taxa de câmbio.
Esses são alguns exemplos básicos de como os impactos na economia externa e interna influenciam no preço do dólar frente ao real. Em suma, a moeda norte-americana é impactada por diferentes motivos. Mas entender os principais é um passo importante para projetar o preço do dólar, o que auxilia diretamente nas estratégias de empresas e indústrias brasileiras. Bem como de turistas que planejam comprar dólares para viajar.