Economia
Fecomércio-AL participa do 37º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais
Evento reúne dirigentes sindicais, empresários e gestores para discutir temas relevantes para o setor
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL) está participando do 37º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, em Brasília. O evento, que está sendo realizado no Centro de Convenções Brasil 21, teve início na quarta-feira (17), continuou com a programação hoje (18) e será encerrado nesta sexta-feira (19).
A comitiva da Federação conta com a presença do presidente do Sindilojas Palmeira e da Fecomércio-AL, Gilton Lima; do presidente do Secovi-AL, diretor da CNC e vice-presidente da Fecomércio-AL, Nilo Zampieri Jr.; e da presidente do Sindilojas Penedo e diretora financeira da Fecomércio-AL, Ana Luiza Freire Soares; além de alguns funcionários.
O evento de grande porte reúne dirigentes sindicais, empresários, gestores do setor, assessores de comunicação e advogados. A programação conta com workshops, palestras, mesas-redondas, oficinas e outras atividades.
De acordo com o presidente da Fecomércio-AL, Gilton Lima, o evento possui grande importância. “É um congresso dos sindicatos, mas tem total apoio da Fecomércio. Nossa comitiva está aqui para adquirir conhecimentos e levar aos nossos associados. Por isso a importância de trazer um grupo diverso, com assessores jurídicos, jornalista e secretários, por exemplo. São inúmeras ideias e iniciativas positivas que serão levadas aos nossos representados. Isso fortalece os sindicatos”, pontua.
O vice-presidente Nilo Zampieri Jr. registrou a importância das Federações do Comércio para o empresariado. “São inúmeros serviços direcionados a esse público, como consultoria tributária, certificação digital, estudos de viabilidade econômica e financeira, instituto de pesquisas, convenção coletiva, entre outros. Então, esse grupo voltará para Maceió com ainda mais bagagem de conhecimento para aprimorar serviços existentes ou desenvolver novos”, disse.
“Além de ser uma oportunidade para se atualizar sobre diversos assuntos, é um momento de integração e de troca de informações. Trata-se de um evento que passou um período sem ser realizado, em razão da pandemia, então Alagoas não poderia ficar de fora. A Fecomércio-AL sai daqui com muito conteúdo para colocar em prática e o estado de Alagoas ganha com isso”, destacou a diretora financeira Ana Luiza Freire Soares.
ABERTURA
No primeiro dia do evento, a solenidade de abertura contou com a presença do presidente do Sindivarejista DF e anfitrião do congresso, Sebastião Abritta; da Secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, Glenda Lustosa; do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; do governador do DF, Ibaneis Rocha; do presidente da CNC José Roberto Tadros; do presidente da Fecomércio DF, José Aparecido; e da patrona do evento, Idalice Manchini.
Ao longo do dia, foram realizados debates com Assessores Jurídicos, além de apresentação de Trabalhos Executivos e de Comunicação Social.
SEGUNDO DIA
Na quinta-feira (18) o segundo dia do evento teve início com um Talk Show sobre Cenário Político e palestras que abordaram as Perspectivas para o Pequeno e Médio Comércio e Liderança Empresarial. A tarde, a programação seguiu com palestras sobre Tributação dos Serviços Prestados pelos Sindicatos, Relação da CNC e Entidades de Base, Futuro Híbrido, Inovação do Varejo, Soluções Financeiras para Sindicatos e LGPD para Sindicatos.
Nesta sexta-feira (19) a programação continua com mais palestras, oficinas e a solenidade de encerramento.