Economia
Previsão é de aumento das contratações temporárias no fim do ano em Alagoas
Último trimestre eleva circulação de consumidores motivados por eventos como a Copa do Mundo e a Black Friday
A expectativa em Alagoas é a de que os números de empregabilidade nos últimos três meses de 2022 sejam melhores do que os registrados no ano passado.
A previsão é a de que no último trimestre a circulação de consumidores motivados irá se elevar,principalmente, por causa da Copa do Mundo e do Black Friday, além do recebimento do 13º salário.
O economista Cícero Péricles diz: “No primeiro ano da pandemia foram 2.500 contratações, 6 mil no ano passado e, este ano, até setembro, mais 4 mil. O ano de 2022, provavelmente, será de maiores contratações porque estamos num período de controle da pandemia, de reabertura plena das empresas e de retomada da economia nos meses de final de ano”.
Cícero acrescentou: “Isso combinado, agora no final do mês, com a Copa do Mundo e a Black Friday; e, em dezembro, com a movimentação econômica esperada pela entrada do 13º salário, do pagamento da 13ª parcela da previdência e a permanência do Auxílio Brasil, que voltará ao seu antigo nome, Bolsa Família”.
“As contratações temporárias, juntamente com os intermitentes e aprendizes, têm a capacidade de trazer de volta ao mercado de trabalho de um conjunto pequeno, mas significativo, de pessoas desempregadas, ao mesmo tempo que abre vagas para aqueles que lutam pelo primeiro emprego”, avalia.