Economia

IPTU em Maceió terá reajuste de 7,17% este ano; saiba como pagar com desconto

A cota única, que garante um desconto de 15% no imposto, pode ser paga em formato digital, com guia emitida online, até o dia 31 de janeiro

Por Redação* 04/01/2023 10h10 - Atualizado em 04/01/2023 11h11
IPTU  em Maceió terá reajuste de 7,17% este ano; saiba como pagar com desconto
IPTU pode ser pago com desconto - Foto: Reprodução

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)  para os contribuintes de Maceió terá, este ano, um reajuste de 7,17%. A cota única, que garante um desconto de 15% no imposto, pode ser paga em formato digital, com guia emitida online, até o dia 31 de janeiro, no site online.maceio.al.gov.br. No. O contribuinte também pode pagar o imposto de uma só vez até 31 de março, mas com desconto de 10%. [Veja calendário ao final da notícia] 

No ano passado, o reajuste do IPTU foi de 10,25%. O cálculo é realizado anualmente com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e foi anunciado pela prefeitura em Novembro, com publicação no Diário Oficial. 

A Secretaria Municipal de Economia (Semec) esclarece que essa cota única digital não será enviada pelos correios via carnê e deve ser emitida nos sites da Prefeitura a partir do dia 2 de janeiro. Portanto, quem reservou uma parte do 13º salário para pagamento do imposto já pode garantir o desconto mais elevado.

Já a cota única com 10% de desconto e as parcelas do IPTU, que este ano vão até dez meses, serão entregues nas residências em formato de boleto, que também serão disponibilizados na internet, podendo ser pagos em todas as modalidades até a data de vencimento.

Junto com o imposto, o contribuinte paga a Taxa de Coleta, Transporte e/ou Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares Urbanos, que este ano é de R$ 104.392.725,80 para rateio com os proprietários de imóveis.

De acordo com a Arrecadação Tributária da Secretaria Municipal de Economia (Semec), em 2021 a inadimplência no IPTU chegou a 50%, acumulando um valor perto de R$150 milhões não arrecadados. Este ano, a secretaria ainda não divulgou a taxa de inadimplência. Para quitar o IPTU em atraso, os contribuintes podem entrar em contato com a Secretaria de Economia, presencialmente, ou pelo e-mail [email protected]. A Semec atende de segunda a sexta, das 8h às 14h, na Rua Pedro Monteiro, 47, somente com agendamento, que pode ser feito pelo telefone 3319-5999 ou na internet.

O calendário com os prazos de vencimento do IPTU 2023 é o seguinte:

-Cota única com 15% (Cota digital, com emissão exclusiva pela internet) - Vencimento em 31 de janeiro
-Cota única com 10% - Vencimento em 31 de março
-Primeira parcela - Vencimento em 31 de março
-Segunda parcela - Vencimento em 28 de abril
-Terceira parcela - Vencimento em 31 de maio
-Quarta parcela - Vencimento em 30 de junho
-Quinta parcela - Vencimento em 31 de junho
-Sexta parcela - Vencimento em 31 de agosto
-Sétima parcela - Vencimento em 29 de setembro
-Oitava parcela - Vencimento em 31 de outubro
-Nona parcela - Vencimento em 30 de novembro
-Décima parcela - Vencimento em 27 de dezembro

*Com informações do Novo Extra