Economia

Carro popular encareceu mais de 200% em 10 anos, mostra levantamento

Volta de carros com preços realmente mais acessíveis tem sido discutida pelo governo, que avalia iniciativas para incentivar setor automotivo, que sofre com a queda das vendas

Por CNN Brasil 02/05/2023 10h10 - Atualizado em 02/05/2023 15h03
Carro popular encareceu mais de 200% em 10 anos, mostra levantamento
Volkswagen Gol - Foto: CNN

O carro zero quilômetro mais barato vendido no Brasil hoje em dia, o Renault Kwid, é vendido a partir de R$ 68.100,00. Para os parâmetros de “carro popular”, criado no governo Itamar Franco, em 1993, está bem longe da proposta inicial, que era ser acessível para todos os brasileiros.

Um levantamento da KBB (Kelley Blue Book), empresa de avaliação de veículos e pesquisa automotiva, feito a pedido da CNN, mostra que os carros populares encareceram mais 200% em 10 anos.

O Volkswagen Gol, por exemplo, foi um dos carros que mais encareceram. Em 2013, um modelo zero quilômetro era vendido por R$ 20.600,00. Hoje, em 2023, vale R$ 68,500,00, alta de 235,5%.

O levantamento da KBB considerou preços referentes às versões de entrada ano/ modelo, verificados a partir de março de 2013. Os modelos Chevrolet Celta, Ford Ka e Fiesta, que estão no levantamento, saíram de linha e não possuem sucessores atualmente, por isso foram verificados os seus modelos mais novos para cada um deles.

Confira a lista:

1- Chevrolet Celta 1.0: 

Deixou de ser fabricado em 2016, mas até hoje ele tem comércio nas concessionárias de veículos semi-novos.

Em 2013, um modelo zero quilômetro custava R$ 21.500,00. Em 2023, o preço está em R$ 36.190,00, uma alta de 68,3%

2- Chevrolet Onix 1.0 12V:

Um dos carros mais vendidos no país, continua sendo um dos queridinhos dos brasileiros.

Em 2013, o preço deste carro zero era de R$ 28.900,00. Em 2023 sofreu uma alta de 170,5%, sendo vendido a R$ 78.185,00

3- Ford Fiesta:

Também era vendido há 10 anos como carro popular. Em 2019 ele saiu de linha, mas ainda hoje é comercializado como semi-novo.

Em 2013, um zero quilômetro valia R$ 24.800,00. Hoje, em 2023, é encontrado por R$ 57.324,00, ou seja, 131,1% mais caro.

4- Ford Ka:

Mesmo tendo saído de linha em 2021, é muito procurado pelos motoristas.

Em 2013 ela custava R$ 20.600,00, mas em 2023 está 139,4% mais caro, sendo vendido a R$ 49.307,00.

5-Volkswagen Gol:

Que saiu de linha neste ano, ainda tem unidades zero quilômetros sendo vendidas nas concessionárias.

Em 2013, um Gol novo era vendido por R$ 20,600.00. Este carro foi um dos que mais ficaram caros em 10 anos. Em 2023, o modelo zero está saindo por R$ 68,500,00, uma alta de 232,5%.

Segundo o consultor do setor automotivo, Paulo Garbossa, quando o carro popular chegou ao mercado brasileiro, eram totalmente despojados. “Os veículos tinham revestimentos da lateral de eucatex, para-choque pintado, ou seja, coisas que se faziam para baratear efetivamente o custo do carro”, explica.

Na década de 1990 não se via carro com airbags, não tinham a base e nem frenagem ABS, lembrou Garbossa. “Não tinha uma série de equipamentos que atualmente são obrigatórios em todos os veículos. Hoje todos os carros são carburados, têm injeção eletrônica, todos equipamentos de segurança e multimídia. Isso significa que houve uma obrigação em investir nos veículos por várias razões, como emissões de gases veiculares, dentre outros acordos com as normas vigentes do país”.

Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da JATO no Brasil, ressaltou que no Brasil o carro nunca existiu popular. “Sempre o denominei por ‘veículo de entrada’. O advento da tecnologia nos veículos de hoje fez com que os custos de produção se elevassem. Além do mais, não podemos nos esquecer no custo Brasil – infraestrutura, logística e custos tributários -, sem contar a alta desvalorização pela qual nossa moeda passou. Todos os fatores juntos e tornou o veículo de entrada inacessível.”

Desde o implemento do Inovar-Auto, pela obrigatoriedade de alguns investimentos em powertrain e em segurança (ABS e airbag), os preços dos veículos deram um salto. Milad enfatiza que, se o brasileiro “puxar pela memória”, perceberá que os veículos de hoje são bem diferentes dos veículos de 10, 20 e principalmente 30 anos atrás.