Economia

Queda de preço da gasolina na Petrobras pode demorar a chegar ao consumidor

Para a gasolina A, a Petrobras reduzirá em R$ 0,40 por litro o seu preço médio de venda para as distribuidoras, que passará de R$ 3,18 para R$ 2,78 por litro

Por Blog de Edivaldo Junior 18/05/2023 06h06 - Atualizado em 18/05/2023 09h09
Queda de preço da gasolina na Petrobras pode demorar a chegar ao consumidor
Posto de gasolina - Foto: Reprodução/ Ilustração

A Petrobras anunciou na terça-feira (16/5) mais uma redução do preço do diesel e da gasolina para as distribuidoras. A medida passa a valer a partir desta quarta-feira (17).

A queda de preço, no entanto, pode demorar mais alguns dias até chegar ao consumidor – situação bem diferente de quando a Petrobras anuncia aumento.

Normalmente quando existe uma alta de preços na refinaria, o valor é repassado por toda a cadeia do setor para o consumidor final.

Segundo a Petrobras, a partir desta quarta, o litro do diesel passa de R$ 3,46 para R$ 3,02, uma redução de R$ 0,44 por litro ou 12,8%. Já o litro da gasolina será reduzido de R$ 3,18 para R$ 2,78, um recuo de R$ 0,40 ou 12,6%.

A última redução da gasolina foi anunciada pela Petrobras no dia 28 de fevereiro. Já a última redução para o diesel aconteceu no dia 28 de abril.

Segundo a companhia, com os novos valores, o diesel e a gasolina estão nos menores preços desde agosto de 2021.

A Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes), que representa os revendedores (postos) de todo Brasil) não emitiu nenhuma nova sobre a redução de preços da Petrobras.

“Não emitimos nota. A nova política não ficou muito clara, vamos preferir aguardar como o mercado irá se comportar, até porque, os postos mantém relação comercial com as distribuidoras e não com a Petrobras”, aponta James Thorp Neto, o “Jimmy”, presidente da Fecombustíveis e do Sindicombustíveis-AL.

O repasse dos novos valores para o consumidor, explica Thorp, vai depender dos distribuidores. “É uma decisão individual de cada revendedor, mas acredito, como empresário, que à medida que a distribuidora for repassando para o posto, também será repassado para o consumidor”, pondera.

Sem PPI


A redução de preço foi a primeira depois que a Petrobras anunciou o fim da política de paridade de importação (PPI), que guiava os preços dos combustíveis desde 2016. Com a PPI, a política de preços era orientada pelas flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e pela cotação do dólar. Agora, a empresa diz que levará em conta o “custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação”, e o “valor marginal para a Petrobras”.

Veja a nota da Petrobras


A partir de amanhã (17/5), a Petrobras reduzirá em R$ 0,44 por litro o seu preço médio de venda de diesel A para as distribuidoras, que passará de R$ 3,46 para R$ 3,02 por litro.

Considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel S10 comercializado nos postos, por exemplo, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 2,69 a cada litro vendido na bomba. Mantidas as parcelas referentes aos demais agentes conforme a pesquisa de preços da ANP para o período de 7 a 13/05, o preço médio ao consumidor final poderia atingir o valor de R$ 5,18 por litro de diesel S10.

Para a gasolina A, a Petrobras reduzirá em R$ 0,40 por litro o seu preço médio de venda para as distribuidoras, que passará de R$ 3,18 para R$ 2,78 por litro.

Considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 2,03 a cada litro vendido na bomba. Mantidas as parcelas referentes aos demais agentes conforme a pesquisa de preços da ANP para o período de 7 a 13/05, o preço médio ao consumidor final poderia atingir o valor de R$ 5,20 por litro.

Destaca-se que o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda.

A redução do preço da Petrobras tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e internacional.

Ciente da importância de seus produtos para a sociedade brasileira, a companhia destaca que na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente.

Transparência é fundamental


De forma a contribuir para a transparência de preços e melhor compreensão da sociedade, a Petrobras publica em seu site informações referentes à sua parcela e dos demais agentes na formação e composição dos preços médios de combustíveis ao consumidor.

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