Economia
Artesãs comercializam peças em encontro cooperativista: "Ronaldo Lessa comprou minha ecobag"
Evento aconteceu nessa segunda-feira (3); artesãs fazem parte do Fórum Alagoano de Economia Solidária e são dos municípios Olho D'água do Casado e Marechal Deodoro
Artesãs dos municípios Olho D'água do Casado e Marechal Deodoro, membras do Fórum Alagoano de Economia Solidária, divulgaram peças artesanais tradicionais de suas regiões nesta segunda-feira (3), no bairro do Jaraguá, durante o Encontro das Cooperativas Alagoanas (Encoopal).
"Aproveitei a oportunidade para expor produtos com características locais. Vendi peças de filé e crochê para visitantes de Arapiraca", revelou, a artesã Jarinete da Silva Alves, de 68 anos, sendo 25 deles dedicado ao artesanato. Ela faz parte do Mercado de Artesanato de Rendas e Bordado.
Idealizadora da Associação de Bordados e Costura de Olho D'água do Casado, Maria das Graças também uniu o útil ao agradável. "O [vice-governador] Ronaldo Lessa e uma professora do IFAL [Instituto Federal de Alagoas] compraram bolsas ecobag, decoradas à mão com a renda filé. Elogiaram bastante. Isso é gratificante. A gente vê que tá no caminho certo", disse.
Artesã há mais de 10 anos, Maria já participou de outros eventos estaduais em prol do cooperativismo e da economia solidária. "A maioria das artesãs da associação não tem conhecimento desse apoio do estado na economia solidária. Por isso, elas ficaram assistindo as palestras, para obter esse conhecimento, e eu trouxe nosso artesanato representando a associação", completou.
Maria também é conselheira do Conselho Municipal de Turismo de Olho D'água do Casado. Ela veio à capital alagoana com mais 11 artesãs. Já Jarinete foi prestigiar o Encoopal com mais duas pessoas. Elas integram o Mercado de Artesanato de Rendas e Bordados, que fica no Centro de Marechal Deodoro.