Economia
Conta de água aumenta 8,92% em Maceió e região metropolitana, após reajuste da BRK
A atualização abrangerá todos os serviços prestados pela concessionária para todas as categorias tarifárias e faixas de consumo
A BRK, empresa responsável pelo saneamento da capital alagoana e região metropolitana, divulgou nesta quarta-feira (08), o reajuste da tarifa de água e esgoto. A resolução N° 111, de 7 de novembro de 2023, foi publicada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) no Diário Oficial do Estado.
A atualização abrangerá todos os serviços prestados pela concessionária para todas as categorias tarifárias e faixas de consumo. Dessa forma, o custo do metro cúbico de água (1000 litros) na primeira faixa de consumo da categoria residencial (0 a 10m³), por exemplo, passará dos atuais R$ 6,140 para R$ 6,688. Na prática, o aumento é de quase 9% na conta de água e esgoto para todos os clientes atendidos pela BRK.
Segundo a empresa, o cálculo para a adequação tarifária leva em consideração o Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC). De acordo com a BRK, a evolução dos custos relacionados à energia elétrica, mão de obra e produtos químicos, além do custo da água produzida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e fornecida à BRK para a distribuição aos consumidores.
As tabelas completas com a estrutura tarifária reajustada estão disponíveis na edição do Diário Oficial do Estado de Alagoas desta quarta-feira (8).
*Matéria editada às 11h22 para correção de informações. Um erro de digitação provocou um cálculo com valores inexistentes e o resultado foi erroneamente apresentado na matéria. Ao invés de 12,1%, o valor do aumento é de 8,92%. As informações foram corrigidas.