Economia
Empresária alagoana transforma resíduos em acessórios através de técnica sustentável
Adriana Spenner é analista do Sebrae e dona da Ladrix, que reaproveita ladrilhos por meio do upcycling
À medida que a conscientização sobre questões ambientais aumenta, práticas sustentáveis vão surgindo e ganhando destaque em diversos segmentos da economia. O termo “upcycling”, popularizado na indústria da moda, deriva da combinação das palavras “up” (para cima) e “recycling” (reciclagem), sugerindo a elevação de um material para um novo nível de utilidade. Na prática, representa um processo de reaproveitamento de resíduos em materiais novos, em vez de simplesmente descartá-los.
Foi incorporando o upcycling em seus processos criativos, como uma maneira de promover a responsabilidade ambiental, que Adriana Spenner, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, pôde realizar seu sonho de empreender, apostando também no seu lado artístico. Sua loja de acessórios sustentáveis, a Ladrix, se destaca por transformar resíduos descartados, como os ladrilhos, em adornos versáteis, dando um novo propósito a esses elementos.
Além de reduzir o consumo de recursos, Adriana busca trazer um conceito especial para cada peça. “A proposta da Ladrix é ressignificar esses ladrilhos e proporcionar uma vida útil prolongada aos materiais. O próprio nome da loja é uma referência ao produto utilizado na confecção dos brincos, feitos a partir de peças de revestimento de parede, cerâmica, vidro e chapas de metal”, explica.
Quanto ao início do seu negócio, ela conta que o artesanato sempre esteve presente em sua vida, através da família. “Minha irmã faz acessórios e bordados, enquanto minha avó fazia patchwork, tapeçaria, tricô e costura. E eu sempre gostei de usar menos recursos, fazer mais com menos, mas nunca tinha feito algo manual. Quando fiz uma viagem à Curitiba e pude conhecer um tipo de peça que usava resíduos de construção civil, tive esse despertar”, revela.
Colaboradora do Sebrae há quase 20 anos, a analista destaca seus conhecimentos em gestão adquiridos ao longo dos anos de trabalho na instituição como de suma importância para a administração do seu negócio. “Também contei com as consultorias com hora marcada que o Sebrae oferece, pois, mesmo estando aqui há tanto tempo, eu sempre posso aprender mais. Além disso, participei do evento ‘Seu Negócio, Um Espetáculo’, onde pude não só vender meus produtos, mas também fazer networking, e obtive um retorno muito legal”, finaliza.