Economia
AL e Maceió têm, respectivamente, o terceiro menor preço de etanol do Nordeste; compreenda os números
Os preços do etanol estão em queda acentuada no estado de Alagoas, de acordo com a última pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), realizada entre os dias 17 e 23 de dezembro. O preço médio do litro de etanol na capital de Alagoas é de 3,77 BRL por litro.
Comparando com a pesquisa anterior do mês de novembro, realizada entre 19 e 25 de novembro, o etanol está 31 centavos mais barato, marcando uma redução de 7,6%. Na pesquisa anterior, o valor era de 4,08 BRL por litro.
Ao considerar o período de dois meses, comparando com outubro, a queda é ainda mais expressiva. Na pesquisa realizada entre os dias 15 e 21 de outubro, o valor médio do etanol era de 4,30 BRL. Desde então, na comparação com o preço atual, houve uma queda de 53 centavos, representando uma redução de 12,33%.
Em relação às demais capitais da região Nordeste, o preço do etanol em Maceió só é mais alto do que o valor médio em Recife, que, de acordo com a mesma pesquisa, está em 3,74 BRL, e João Pessoa, que tem o valor médio de 3,69 BRL.
O preço médio do etanol em Alagoas também apresenta a terceira menor média de preço, segundo a ANP, ficando atrás apenas de Pernambuco e Paraíba. Na pesquisa realizada entre os dias 17 e 23 de dezembro em todo o estado, o preço médio foi de 3,84 BRL. Comparando com o mês anterior, quando o preço era 4,14 BRL, houve uma queda de 30 centavos, ou 7,25%. Na comparação com outubro, a economia chega a 50 centavos por litro, representando uma queda de 12,33%.
O preço da gasolina também está em queda no estado, embora a redução seja menos acentuada do que a do etanol. No momento, o valor médio do litro de gasolina em Alagoas é de 5,59 BRL, 20 centavos a menos do que os 5,79 BRL praticados no mês. A queda representa 3,05%, e, na comparação com o preço de novembro, a gasolina sofreu uma queda de 23 centavos, ou 4,11%.
Mesmo Alagoas sendo um dos maiores produtores de etanol do Norte e Nordeste, o consumo do etanol hidratado no estado é muito baixo. Na safra passada (2022-2023), Alagoas produziu cerca de 486 milhões de litros de etanol, enquanto o consumo de etanol hidratado no estado em 2022 foi de apenas 67 milhões de litros.
A expectativa é que esse volume de produção se repita este ano, pois os preços estavam mais altos até outubro, começando a cair a partir de novembro. A perspectiva é que os preços continuem em baixa nos próximos meses, estimulando o consumo no estado enquanto durar a safra, que teve início em setembro e se estende até março.
Na indústria
Nas usinas de Alagoas o preço do etanol também está em queda, o que incentiva a redução de preço na outra ponta, para o consumidor. De acordo com levantamento do Cepea, o preço médio do etanol na indústria era de 2,40 BRL na posição de outubro agora na última semana da pesquisa entre 18 e 22 de dezembro esse preço caiu pra 2,08 BRL.
Veja as tabelas: