Economia
Contribuinte pode usar o Pix para pagar IPTU 2024 e outros tributos municipais
Para gerar a chave Pix, primeiro é necessário emitir a guia do tributo pela internet, no site da Prefeitura de Maceió; pagamento em cota única tem desconto de 15% até 31 de janeiro
Os contribuintes maceioenses podem quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024, com desconto de 15%, via Pix. Para gerar a chave de pagamento, é necessário emitir a guia do imposto pela internet, neste site, informando o número de inscrição do imóvel ou o CPF do titular e o CEP do endereço. A primeira cota única com 15% de abatimento no total vence no dia 31 de janeiro.
O pagamento pelo Pix facilita a rotina do contribuinte, oferecendo mais comodidade e evitando que ele enfrente filas. Este ano, a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) não irá enviar os tradicionais carnês de pagamento às residências, apenas boletos, a partir de março. A única forma de pagar com o desconto de 15%, considerado um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais do Nordeste, é emitindo a guia pela internet.
Além do IPTU, também é possível pagar via Pix os demais tributos municipais, como a Taxa de Coleta de Lixo, a Taxa de Licença de Funcionamento (TLF) e o Imposto Sobre Serviços (ISS).
A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) destaca que o único meio de ter acesso a chave de pagamento é emitindo a guia pelo site da Prefeitura de Maceió. A Secretaria também que o não pagamento desses tributos pode levar a inscrição em dívida ativa, gerando cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e leilão do imóvel, no caso do IPTU, além da suspensão ou o cancelamento da inscrição fiscal, para as empresas.